A atuação social da Igreja é tema de exposição na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A Capelania Universitária realiza até esta sexta-feira (04) a mostra “Campanha da Fraternidade”. A mostra, exposta no Espaço de Convivência do Campus I, na Rua Gonçalves Chaves, 373, reúne cartazes de todas as edições da campanha, desde seu lançamento, em 1964.
A proposta é “retratar” a atuação da Igreja Católica na área social. “A Igreja busca sempre a promoção humana em todas as suas dimensões”, disse o diácono Fábio Raniere. Nos cartazes, é possível ver diferentes temáticas que envolvem a sociedade brasileira, à luz cristã.
De acordo com o diácono, a Campanha da Fraternidade está em sua terceira fase na história. A primeira envolveu a busca da renovação da Igreja (de 1964 a 1972). A segunda fase, até 1984, enfatizou a preocupação da Igreja com a realidade social. A terceira, iniciada em 1985, mostra a Igreja voltada para questões existenciais do povo brasileiro.
Sim à vida
Neste ano, a Campanha da Fraternidade lança a temática “Fraternidade e Defesa da Vida”. O objetivo é chamar atenção e incentivar a reflexão sobre as exigências éticas de justiça e de respeito pela vida humana, desde seu início até seu fim natural.

Mostra reúne cartazes de todas as Campanhas da Fraternidade
Público pode observar a diversidade de temas
O cartaz da atual Campanha
Cartaz da primeira campanha, datado de 1964, também está na exposição