Em atividade inédita, 49 alunos ingressantes no curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) fizeram uma visita guiada ao Foro da Comarca da cidade na última segunda-feira (25). Com a iniciativa, foi possível proporcionar aos acadêmicos uma visão mais ampla sobre a estrutura do Foro e seus setores, abordar o funcionamento das diversas varas criminais e cíveis, além de proporcionar aos futuros advogados uma oficina de compreensão sobre o acesso à Justiça.
A visita, proposta pela coordenação do curso e prontamente atendida pela direção do Foro, viabilizou a passagem por todas as instalações do local. Os acadêmicos conheceram cartórios judiciários, gabinetes de juízes, setores de informação, a sala dos oficiais de justiça, o cartório da contadoria e da distribuição. Ainda tiveram acesso ao sistema informatizado e ao funcionamento do processo eletrônico, no Juizado Especial Cível. Ao final, os estudantes presenciaram atos forenses, como audiências cíveis e criminais que estavam em sendo realizadas no momento.
Os alunos foram recebidos pelo juiz de Direito e diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, e pelo juiz da 6ª Vara Cível da comarca, especializada em Fazenda Pública, Luis Antônio Saud Teles. Os dois foram responsáveis por conduzir a oficina, explicando aos alunos a estrutura do Poder Judiciário, o acesso à Justiça e os meios de solução dialogada de conflitos.
Também participaram da recepção aos universitários os servidores Luis Renato de Sousa Leal, Marília Reis Gonçalves e Pablo Orcina Leonetti, além de outros profissionais do Foro que forneceram diversas explicações sobre a rotina do trabalho forense. Do curso de Direito da UCPel estiveram envolvidas as professoras Marina Ghiggi e Ana Luíza Barcellos, além da coordenadora do curso, Ana Cláudia Siqueira Lucas.
"Os alunos ficaram satisfeitos e muitos que não puderam participar desta vez manifestaram interesse em que seja propiciada a atividade em outra oportunidade. Estamos articulando uma outra visita, para o segundo semestre letivo", adiantou a professora Ana Cláudia.
Mais atividades previstas
Atividades como a visita ao Foro e a outras instituições da área têm se tornado parte das dinâmicas oferecidas pelo curso de Direito da UCPel. "Mas neste formato, foi a primeira vez", pontua a coordenadora do curso.
No próximo mês, iniciativa semelhante será realizada para os alunos do segundo semestre, que visitarão e poderão participar da rotina do Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da UCPel. Também está previsto para ocorrer um Júri Pedagógico, com assistência a um júri real, também no Foro de Pelotas, do qual devem participar o promotor da 1ª Vara Criminal, José Olavo Bueno dos Passos, o juiz Paulo Ivan Medeiros e o defensor público Varlem Obelar.