Bioética na pauta do Direito da UCPel
23.10.2007 | 00:00
O tema atual e polêmico da bioética entra em foco no dia 24 no ciclo de palestras da Escola de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Às 19h, na sala 233C, a professora Maria Cristina Padilha aborda o tema, que trata da investigação de todas as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana em geral, e da pessoa em particular. Questões delicadas como fertilização in vitro, aborto, clonagem, eutanásia, manipulação genética e transgênicos são alguns dos temas desta área.
De acordo com a professora, a discussão em torno da bioética surgiu nos anos 70, e desde então traz à tona questionamentos a respeito da preservação da vida. “O enfoque é a defesa da vida, desde seu início até o término”, disse. De acordo com ela, a bioética busca entender o significado e o alcance das descobertas tecnológicas nas áreas da medicina e biologia, com a intenção de lançar regras que possibilitem seu melhor uso. “Entretanto, estas regras são apenas conselhos morais para a utilização correta de novas técnicas. É aí que entra o direito, uma ciência que busca normatizar e regular as condutas dos indivíduos na sociedade”, explicou.
O evento encerra o Ciclo de Palestras do Direito neste semestre. A entrada é franca e restrita a alunos do Direito da UCPel.