Formado em Publicidade e Propagada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Matheus Heberle trocou a posição de espectador por palestrante na última quarta-feira (27), quando proferiu a aula inaugural dos cursos de Comunicação da Católica. No Espaço Multiuso do Campus II, ele abordou o tema “O Audiovisual e o que virá do futuro”.
Heberle, que é CEO da produtora multiplataforma Visual Media Content (VMC), mostrou aos alunos como o audiovisual tem extrema importância, tanto para o campo da Publicidade quanto para o do Jornalismo. Por isso, os principais temas citados na palestra foram a revolução da informação e tecnologia. “O mercado audiovisual mudou muito. A revolução das ferramentas tornou acesso à produção audiovisual muito mais fácil. O aumento da capacidade de armazenamento e o surgimento das câmeras DSLR e drones reduziram drasticamente os custos. Antes, só ricos e cineastas poderiam fazer grandes produções visuais. Hoje, vemos filmes gravados com celular ganhando prêmios em Cannes”, exemplificou.
Heberle também enfatizou a diferença entre os tipos de cinema, as mudanças culturais proporcionadas pelo advento da internet e os gêneros audiovisuais que vêm ganhando espaço, como ocorre com a realidade virtual e os vlogs nas mídias sociais. “Os vlogers fazem um making of da vida. Essa naturalidade e essa sensação de que são pessoas normais como quaisquer outras fazem o público ter interesse nesse segmento e consumi-lo cada vez mais”, comentou.
Sobre a realidade virtual, o palestrante destacou que a VMC já produz conteúdos voltados a essa tecnologia. Motivo de exibição, inclusive, no final da palestra.
Os acadêmicos presentes aprovaram as novidades expostas e a conversa. Para o estudante do 8° semestre de Jornalismo, Lucas Ferrari, a conversa foi esclarecedora. "Quem faz Jornalismo ou Publicidade e gosta de audiovisual, sai da palestra com vontade de trabalhar e inovar na área mesmo. O futuro esta logo aí, e não queremos ficar pra trás", disse.
Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Cristina Porciúncula, trazer o egresso da UCPel foi importante para inspirar os alunos. “O principal objetivo era mostrar que é possível desenvolver grandes trabalhos e que a Universidade forma grandes profissionais”, pontuou.
Currículo
Matheus Heberle concluiu o curso de Publicidade e Propaganda na UCPel em 2013. Fez especialização em cinema em Nova Iorque e desenvolveu um curta-metragem que foi selecionado para vários festivais de cinema estudantil da Europa. Quando voltou ao Brasil, criou a Visual Media Content, empresa multiplataformas que desenvolve conteúdo audiovisual para todas as telas.