Embora nem todos admitam, não há quem não se preocupe pelo menos um pouco com a aparência. Além do visual, a estética também representa saúde. Neste ano, alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizam atendimento de Fisioterapia Estética, aberto à população. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (15).
Os tratamentos incluem combate a uma série de males que assombram aqueles que são zelosos com o visual. Haverá atendimento para acnes (espinhas), celulite, estrias, gordura localizada (desde que não haja peso muito acima do indicado), flacidez corporal e facial, rugas faciais, úlceras venosas, edema (inchaço, por exemplo, em gestantes), entre outros. Além do tratamento, os atendimentos da Fisioterapia também terão conscientização a respeito de cuidados que devem ser feitos pelos pacientes. O estágio em Fisioterapia Estética é parte integrante do currículo do curso de Fisioterapia, e é realizado por alunos do 9º semestre.
Os horários de atendimento são segundas e sextas-feiras, das 8h às 10h, e das 13h às 15h. Cada paciente deverá comparecer nos dois dias, no horário previamente combinado, totalizando dois atendimentos por semana. A atividade é realizada no Campus da Saúde (Av. Fernando Osório, 1586), e dura até o mês de julho.
Para a professora supervisora, Liege Mata Álvares, a realização do atendimento estético permite que a comunidade possa conhecer esta área de atuação do fisioterapeuta e se beneficiar. “Além disso, o estudante desenvolve uma visão do outro lado da saúde, que é o de a pessoa se sentir bem consigo mesma. Isso também faz parte da saúde”, disse. Igualmente, a população pode tomar conhecimento dos procedimentos, feitos por profissionais qualificados.
Drenagem linfática
Uma das técnicas utilizadas no atendimento de Fisioterapia Estética é a drenagem linfática, que é um tipo de massagem que tem como objetivo ativar a cadeia de órgãos responsáveis pela imunidade e aumenta a defesa do organismo.
O ser humano tem dois tipos de circulação: a sangüínea e a linfática, sendo que esta é responsável pela proteção do corpo através dos glóbulos brancos (leucócitos) e reabsorção dos líquidos extravasados (que não conseguiram entrar ainda na corrente sangüínea, e formam a celulite, inchaço, mal-estar, sensação de peso nos membros inferiores e dificuldade de cicatrização, por exemplo).
A drenagem linfática é uma massagem específica, que pela pressão e deslizamento estimula esses líquidos a entrarem na corrente sangüínea e serem expedidos mais tarde.
O sistema de defesa do corpo humano é formado parte na medula óssea, parte nos gânglios. A drenagem linfática descongestiona os gânglios que ficam na região interna das articulações. “A drenagem tem função terapêutica e estética, e reduz edema em pessoas que sofrem com retenção de líquidos, ou melhora o aspecto feio da celulite. É importante para quem quer realizar um tratamento facial retardando o envelhecimento e aumentando o viço da pele. Também diminui a retenção de líquidos após lipoaspiração e auxilia na cicatrização”, explicou Liege. O tratamento é indicado também para pacientes que realizaram mastectomia (retirada da mama ou parte dela, resultando na extração também dos gânglios localizados abaixo das axilas), gestantes, para quem sente retenção de líquido no período pré-menstrual ou mesmo deseja relaxar e ativar a imunidade.
Inscrições
Os interessados devem agendar horário no Campus da Saúde pelo telefone (53) 2128-8510, para avaliação e entrevista prévia com a professora supervisora. Como as vagas são limitadas, será feita uma lista de espera.
