O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participa do Dia do Patrimônio — evento que ocorre nos dias 18, 19 e 20 de agosto. A ação, realizada pelo Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais e Maquetaria Digital, atividades extensionistas da universidade, propõe uma forma diferenciada de visitação a 10 edificações da cidade.
Durante as visitas, os participantes poderão requisitar um passaporte, em formato de cartão postal comemorativo, onde serão carimbados os prédios percorridos, e um folder, que servirá como uma espécie de álbum de figurinhas, também alusivo ao tema. Cada edificação disponibilizará os cartões postais, carimbos e figuras correspondentes a ela; o folder poderá ser retirado na Secretaria Municipal da Cultura (Secult). Confira a lista dos prédios elencados para a atividade abaixo.
O projeto, realizado por docentes e acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, recebeu recurso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI). Os carimbos utilizados na atividade foram idealizados e confeccionados na Maquetaria da UCPel. As figuras que serão distribuídas foram desenhadas pelos ganhadores do desafio gráfico lançado pelo curso há alguns meses.
Intitulada “10/100”, a atividade também tem como objetivo comemorar e valorizar o livro “100 Imagens da Arquitetura Pelotense” — uma publicação emblemática para a preservação da memória cultural da cidade. A obra aborda 100 significativos prédios da cidade, abrangendo suas fundações e evoluções arquitetônicas.
Para a ação, no Dia do Patrimônio, foram escolhidos 10 prédios, presentes neste livro, que estão abertos para visitação no evento, são eles:
Completando uma década de existência, o Dia do Patrimônio é promovido anualmente pelo Poder Público com objetivo de valorizar a cidade, sua história e raízes culturais. Neste ano, mais de 25 locais de Pelotas — entre casarões históricos, museus e prédios públicos — oferecerão atividades como oficinas, exposições, rodas de conversa, além de visitações. Confira aqui a programação completa do evento.
Redação: Caroline Albaini