/ Notícias / Arquitetura e Urbanismo finaliza a regularização fundiária de bairro no Capão do Leão
30.03.2023 | 09:12 | #arquitetura-e-urbanismo
Arquitetura e Urbanismo finaliza a regularização fundiária de bairro no Capão do Leão Apresentação do trabalho de regularização fundiária em bairro do município de Capão do Leão

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do projeto de extensão Sustentabilidade no Habitat Social, apresentou à prefeitura de Capão do Leão a entrega final do trabalho de regularização fundiária realizado no bairro Vila Maria.

Presentes na reunião estiveram o prefeito e o vice-prefeito da cidade Vilmar Schmitt e Jeferson Antuarte; e o secretário de Obras, Urbanismo e Habitação do município, Hugo Albuquerque. Os docentes Joseane Almeida e Alexandre Maciel — responsáveis pelo projeto — foram representando a UCPel, acompanhados pelo coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da universidade, Fábio Castro Neves.

A atividade do projeto de extensão

No assentamento Vila Maria foi promovida a regularização fundiária de mais de 80 lotes, beneficiando diversas famílias. Terrenos e moradias irregulares são uma realidade enfrentada em praticamente todos os municípios do país, aponta Joseane. O trabalho realizado pelo curso, assim, tornou-se regional — além de Pelotas e Capão do Leão, convênios estão sendo firmados com outros municípios para prestação de serviços de arquitetura.

A experiência que o projeto de extensão proporciona aos alunos é de grande relevância no processo de aprendizagem. Ao participarem de todo o processo — desde a visita e medições do terreno até a apresentação da descrição dos lotes — os alunos também mantêm contato com os moradores. “Conhecer essas pessoas, saber que a arquitetura quase não chega a elas é de grande importância”, dispõe a docente.

Redação: Caroline Albaini