/ Notícias / UCPel finaliza etapa de regularização do bairro Vila Maria
UCPel finaliza etapa de regularização do bairro Vila Maria
19.11.2019 | 18:19 | #arquitetura-e-urbanismo
UCPel finaliza etapa de regularização do bairro Vila Maria

Moradores da Vila Maria, assentamento localizado no município do Capão do Leão, estão mais próximos de se tornarem proprietários de suas moradias. O trabalho de regularização fundiária realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) finalizou a medição dos terrenos. Até o final de dezembro, uma nova reunião com a comunidade deverá ocorrer para a aprovação da descrição geométrica de cada área demarcada.

Devido a parceria entre UCPel e a Prefeitura de Capão do Leão, o sonho de Claudete Rosa deverá se concretizar em breve. Morando na localidade desde 2014, a dona de casa espera ansiosa pela regularização. De acordo com ela, este será o primeiro passo para cobrar mais investimentos da prefeitura na região. “Ter a comprovação de que sou dona do meu terreno também é bom porque poderei sair tranquila, sem medo de voltar e alguém ter invadido a minha casa”, relata.  

Além dos 80 lotes da Vila Maria, outras três localidades irão receber os estudantes e professores da UCPel: Jardim América, Loteamento Municipal e Cerro do Estado. A frente do trabalho de regularização fundiária no município vizinho, o egresso do curso, Cassius Baumgarten, articulou a parceria devido à expertise que o curso de Arquitetura e Urbanismo tem em desenvolver projetos na área de regularização fundiária.

A professora responsável pelo Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social da UCPel, Joseane Almeida, explica que a regularização fundiária é uma das frentes em que o programa de extensão atua. “Já realizamos projetos no bairro Novo Milênio e no loteamento Dunas, ambos em Pelotas”, relembra.      

Após a ciência dos moradores da Vila Maria, o relatório será enviado para a Prefeitura e, posteriormente, para o cartório. No início de 2020, o trabalho de medição e selagem dos terrenos recomeça no Jardim América. “Nosso comprometimento é entregar a regularização das quatro áreas nos próximos dois anos”, comenta Joseane.   

Bolsista do projeto de regularização da Vila Maria, o acadêmico Arthur Teixeira avalia o fato de ajudar as pessoas como a parte mais interessante de sua atuação no projeto. “Também é uma forma de ganhar experiência de trabalho”, avalia. O professor Alexandre Maciel frisa que a experiência é enriquecedora para os alunos, tanto no âmbito profissional quanto no da cidadania.   

O convênio assinado com a Prefeitura de Capão do Leão ocorreu em junho deste ano. A atividade teve início com uma reunião entre acadêmicos da UCPel e moradores para apresentação de cada fase do projeto. Ainda foi aplicado um questionário com a intenção de traçar um perfil dos moradores que habitam a localidade.   

Confira mais no vídeo:

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?