A agência pelotense de mídias sociais Pulp, que iniciou suas atividades assessorada pelo Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel), tem seu aplicativo Satolaap entre os seis games mais criativos do Brasil. O aplicativo está concorrendo na semifinal do Prêmio Brasil Criativo.
O Satolapp é um game mobile que incentiva os usuários, por meio de vantagens e premiações, a frequentar os estabelecimentos culturais da sua cidade. Organizado em seções como Gastronomia, Cinema, Arte, Literatura, Eventos, Turismo, Teatro e Noite, o aplicativo transforma os estabelecimentos em pontos de check-in, nos quais os usuários podem ganhar pontos para o Ranking Cultural da cidade - que premia os líderes mensal e anualmente -, além de receber vantagens em tempo real oferecidas pelos próprios estabelecimentos, como brindes e descontos. O aplicativo está disponível na App Store e na Google Play, para os sistemas iOS e Android, respectivamente.
De acordo com o egresso de Publicidade e Propaganda UCPel, Matheus Corbelini, que trabalha na Pulp, o aplicativo está em fase de evolução constante e surgiu devido a não existir em Pelotas um canal que centralizasse a programação cultural da cidade. A empresa que já tem mais de 30 estabelecimentos parceiros cadastrados e está recebendo o apoio de uma das maiores aceleradoras de empreendimentos tecnológicos do Brasil, a Ventiur. “Recebemos um investimento inicial e seremos acompanhados pelos próximos seis meses, com o objetivo de melhorar e expandir nossa operação”, disse Matheus. E complementou: “O próximo passo é iniciar a operação do aplicativo em Porto Alegre”. O aplicativo já foi destaque em vários canais de notícias como o Portal G1, o telejornal Nativa 12 Horas e o jornal Diário Popular.
Brasil Criativo
O Prêmio Brasil Criativo é uma iniciativa apresentada pelo Ministério da Cultura e 3M e conta com o apoio do Catraca Livre, do Brasil Post, da youPIX, da Revista Superinteressante e do Itaú Cultural. A iniciativa e realização são da ProjectHub, uma rede global fundada no Brasil para empreendedores criativos impactarem positivamente a vida das pessoas.
O Prêmio Brasil Criativo abrange os cinco campos de interesse da economia criativa - Criações Culturais e Funcionais, Audiovisual e Literatura, Patrimônios, Artes de espetáculo e Expressões culturais - além do prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado. Ao todo, são 22 categorias que destacam o uso da criatividade como solução para o desenvolvimento da economia criativa no Brasil, como moda, gastronomia, games, música, teatro, dança, circo, design, arquitetura, patrimônio, arquivos, museus, artesanato, dentre outras atividades.
A seleção ocorre em quatro diferentes etapas: as inscrições on-line, a primeira seleção realizada pelos curadores, a segunda eleição por voto popular na Internet e a seleção final, na qual os curadores escolherão um trabalho de cada categoria. O evento tem seu ponto alto na cerimônia de premiação, a ser realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, no dia 03 de dezembro.
Na categoria games encontram-se jogos digitais, jogos de tabuleiros ou aplicativos afetados por lógicas sociais, políticas, econômicas, estáticas e tecnológicas, que focam nas forças do sistema de regras e discussões da importância da narrativa. Os games traduzem cultura, costumes e objetivos de um povo e podem ser utilizados de forma estratégica nas políticas de educação e comunicação para as novas gerações.
Os projetos finalistas serão escolhidos por meio de votação
on-line aberta até o dia 10 de novembro. O usuário pode votar todos os dias, uma vez por dia. Outras informações sobre o prêmio
aqui.
Vestibular
O curso de Publicidade e Propaganda é uma das 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de por R$ 80,00 até dia 21 de novembro. Informações e inscrições neste
link.