/ Notícias / Alunos e professores da UCPel rumam para o Intercom Sul
Alunos e professores da UCPel rumam para o Intercom Sul
29.05.2013 | 17:29 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Alunos e professores da UCPel rumam para o Intercom Sul
Começa nesta quinta-feira (30), e vai até o sábado (1º), o 14º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul 2013). Nesta madrugada, professores e cerca de 25 alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) rumam para Santa Cruz do Sul para participar do evento. Dentro dele, também ocorrerão o Intercom Júnior (para apresentação de trabalhos de estudantes) e a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

Os alunos do primeiro semestre de Jornalismo, Joel Fonseca Júnior e Izadora Souza, farão uma apresentação no Intercom Júnior, com seu trabalho intitulado Venezuela Chavista, orientado pelo professor Renato Della Vechia. Nele, inscrito na categoria Jornalismo, os estudantes traçam uma análise geral do governo de Hugo Chávez e analisam a forma como a mídia noticiou a morte do ex-presidente da Venezuela. “É muito bom ter essa oportunidade de mostrar o que se pode fazer mesmo estando no primeiro semestre”, disse Joel que, em sua apresentação, também fará uma comparação entre as revistas Carta Capital e Veja, na forma como abordaram o falecimento de Chávez.

A egressa do curso de Publicidade e Propaganda e aluna do oitavo semestre de Jornalismo, Gabriela Nunes, juntamente com a professora e orientadora Renata Garcez, também fará apresentação no Intercom Júnior. Na categoria Comunicação Audiovisual, elas apresentarão o trabalho intitulado Comparação de Psicose, no qual comparam o clássico Psicose de Alfred Hitchcock, de 1960, e a refilmagem de Gus Van Sant, de 1998. “Em relação à cena do chuveiro dos dois filmes, encontrei diversas diferenças. No original, o telespectador entra no filme com a posição de câmeras. No segundo, Gus Van Sant mostra mais sangue, colocando também elementos de fora da cena, como um céu com nuvens no momento em que o assassino está dando facadas” conta Gabriela.

Os professores Antônio Heberlê e Cristina Porciúncula também irão à Santa Cruz do Sul, para serem avaliadores. Cristina salientou que a participação dos alunos é muito importante por se tratar de um evento de referência na área de comunicação e pelo contato que eles terão com grandes trabalhos. Além disso, a professora irá apresentar, no Intercom Sul, o trabalho Memória Institucional – Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas, desenvolvido juntamente com a professora Margareth Michel.