/ Notícias / Alunos do Direito terão a oportunidade de vivenciar Tribunal do Júri
Alunos do Direito terão a oportunidade de vivenciar Tribunal do Júri
22.11.2013 | 16:41 | #direito
Alunos do Direito terão a oportunidade de vivenciar Tribunal do Júri
O curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) procura oportunizar o contato com a realidade profissional em diversas fases da formação acadêmica. Na próxima quarta-feira (27), será a vez de os alunos do nono semestre vivenciarem, na prática, todo o ritual que envolve o julgamento de um processo penal em um Júri Simulado.

O evento começa às 9h, no Salão do Júri do Foro de Pelotas - localizado à Avenida Ferreira Viana, 1.134. A atividade é supervisionada pelo professor Marcelo Cabral, que ministra as disciplinas de Direito Processual Penal I e II.

Conforme explica o docente da UCPel, a atividade será desenvolvida com base em um processo de homicídio já julgado, sendo preservados os nomes dos envolvidos, mas mantendo-se todas as informações do fato em questão. “Os estudantes estarão ocupando qualquer uma das posições de mediação, defesa ou acusação e, ainda, poderão se colocar no lugar das testemunhas e do réu”, diz.

Ele destaca que o objetivo da ação é aproximar os acadêmicos de Direito da realidade profissional. “Eles estiveram assistindo julgamentos durante um ano e este momento é uma boa oportunidade para que possam experimentar, na prática, como se dão as diversas situações vivenciadas no Tribunal”, reforça.

Diferencial
Os alunos da UCPel têm à sua disposição uma série de ambientes destinados à complementação de sua formação acadêmica. Além do serviço de Assistência Judiciária Gratuita, os núcleos de Práticas e Pesquisas Jurídicas,  Estudos em Direitos Humanos e Assessoria Popular proporcionam uma compreensão adequada da realidade social e do papel a ser desempenhado em sua área de atuação.

A solenidade de abertura contará com a presença da coordenadora do curso de Direito, professora Ana Cláudia Vinholes Lucas. Os acadêmicos de outros semestres do curso de Direito que participarem do Júri Simulado terão direito a um certificado de atividades complementares, em um total de seis horas. A previsão é de que o julgamento deva se estender até as 17h.