/ Notícias / Alunos do Direito têm trabalhos selecionados para congresso
Alunos do Direito têm trabalhos selecionados para congresso
09.08.2021 | 16:54 | #direito
Alunos do Direito têm trabalhos selecionados para congresso

Alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) começaram a semana com uma boa notícia. Seis estudantes tiveram artigos selecionados para participarem do 12° Congresso Internacional de Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUC-RS).

Os universitários que irão participar do evento, fazem parte do Grupo de Estudos Avançados em Processo Penal (GEAPP) e do projeto de extensão Matheus 25:36, os dois coordenados pelo professor de Direito Processual Penal e Direito da Criança e do Adolescente, Felipe Lazzari da Silveira. Segundo ele, nas duas iniciativas há o estímulo para a construção de conhecimento a partir da análise de textos, de casos, o que oportuniza aos estudantes a elaboração de artigos, inclusive. “Nossa ideia é construir artigos para submeter a congressos, publicações, preparando, também, o aluno para a vida acadêmica”, explica o professor ao comemorar a seleção dos trabalhos.

Os artigos selecionados focam em temas como ativismo judicial no Direito Penal, a precarização da assistência nas penitenciárias durante a pandemia, a ordem pública e a prisão preventiva, o tráfico de drogas e o Pacto Pelotas pela Paz. Os melhores trabalhos serão publicados nos anais do Congresso.

Troca de experiências

Os seis alunos que irão apresentar os artigos em setembro, quando ocorre o evento, integram o 2°, 6° e 7° semestres do Direito da UCPel. Para Naiara Neves - única representante do projeto Matheus 25:36, e  Felipe Pedroso - do GEAPP, que compartilham a autoria do texto, será uma oportunidade para troca de conhecimentos entre professores e alunos, além de expor experiências vividas na ação extensionista da Católica.

Redação: Alessandra Senna