Alunos do Direito são os únicos gaúchos em disputa nacional
02.04.2009 | 00:00
O objetivo deles é chegar até Washington, nos Estados Unidos, para uma sessão de julgamento envolvendo o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Natália Carvalho da Rosa, Andrigo Goularte Luçardo e Dolores Praga de Oliveira estão participando de uma competição nacional, promovida pelo Ministério da Justiça, que custeará a viagem de dois grupos escolhidos entre concorrentes do Brasil inteiro. A equipe de alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é a única pertencente a uma universidade gaúcha a participar do evento.
Todas as equipes concorrentes elaboraram dois memoriais a respeito de um caso na área de direitos humanos previamente estabelecido. Um defendendo o Estado, outro fazendo a defesa da pessoa que teve seus direitos violados. Os estudantes, que participam do Núcleo de Integração em Direitos Humanos (NIDHUS) da UCPel, contam que passaram vários dias em cima dos livros e das anotações para elaborarem o trabalho. “Já vai valer a pena participar. É um tema muito atual, e pudemos aplicar o nosso conhecimento em um caso prático”, destacou Dolores. “Foi exaustivo, mas muito gratificante”, resumiu Luçardo. Os alunos foram orientados pela coordenadora do NIDHUS, professora Anelize Maximila Corrêa.
O resultado da competição deve ser divulgado ainda no início do mês de abril. Os dois grupos contemplados embarcam para os Estados Unidos em maio.