/ Notícias / Alunos do Direito participam de Ronda da Cidadania no sábado (09)
Alunos do Direito participam de Ronda da Cidadania no sábado (09)
04.05.2015 | 16:59 | #direito
Alunos do Direito participam de Ronda da Cidadania no sábado (09)
Os moradores do município de Arroio do Padre terão oportunidade de realizar documentação, receber atendimento nas áreas de saúde, social e jurídica, utilizar serviços de corte de cabelo, dentre dezenas de outros atendimentos no próximo sábado, dia 09, na 48ª edição do Projeto Ronda da Cidadania. Os alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irão participar da atividade. A Ronda da Cidadania será realizada das 10h às 17h, na Prefeitura Municipal de Arroio do Padre.

As Rondas da Cidadania consistem em feiras de serviços de utilidade pública, levando informação, documentação e atendimento a toda a comunidade, gratuitamente. O Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da UCPel estará presente com a participação de alunos matriculados nos nono e décimo semestres de Direito, que prestarão atendimento à comunidade. Os estudantes estarão sob orientação das professoras Ana Regina Martins e Ana Luiza Barcellos.

Segundo Ana Luiza, que é coordenadora do SAJ, trata-se de uma oportunidade ímpar para a experiência acadêmica, quando os alunos terão mais um momento para reunir a teoria estudada ao longo do curso de Direito e a prática. "A participação em eventos desta natureza demonstra a preocupação da UCPel no atendimento da comunidade e, ainda, a preocupação com a melhor formação acadêmica", disse, ao lembrar que a Universidade é responsável não só pelo ensino técnico, mas também por ofertar dinâmicas que enriqueçam as boas práticas da cidadania e que fortaleçam o sentimento cristão entre as pessoas. "Os alunos estarão aliando a função acadêmica da UCPel com sua tarefa comunitária", pontuou.

De acordo com o coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas e professor da UCPel, juiz Marcelo Malizia Cabral, o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul está preocupado com a dignidade do ser humano. "De mãos dadas com a sociedade, temos muito a fazer e esta é uma pequena demonstração daquilo se pode construir com trabalho, parceria e dedicação”, disse.

As comunidades selecionadas para atendimento recebem, gratuitamente, durante um dia inteiro, serviços e informações nas áreas de documentação, saúde, educação, lazer, esportes, cultura, assistência jurídica e social.