Um grupo de estudos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) extrapolou os limites físicos de uma sala de reuniões e uma iniciativa que deveria ser essencialmente teórica transformou-se em projeto prático inserido nas salas de aula do Ensino Fundamental. Através de apresentações didáticas sobre cidadania e meio ambiente, o trabalho despertou atenção por sua proposta comunitária. Tanto, que recebeu convite para ser apresentado na Universidade de Deustu, situada na cidade de Bilbao, País Basco, Espanha.
Por iniciativa do professor José Eduardo Miranda, sete universitários começaram a se reunir no ano passado para discutir o tema “cooperação, cidadania e meio ambiente”. Mas a proposta apresentou necessidades muito mais práticas, que excediam a mera discussão. Então o grupo resolveu aplicar a ideia diretamente a alunos de seis a dez anos pertencentes a dois educandários da cidade: Escola Municipal Francisco Caruccio, no bairro Pestano, e Colégio São José, no Centro. A iniciativa deu origem a um trabalho homônimo à proposta inicial do grupo de estudos.
A escolha pelo público infantil ocorreu porque as crianças ainda estão em formação pedagógica, com maior facilidade para absorver as informações. Junto a isso, a intenção era que repassassem o conhecimento aos familiares. Através de recursos didáticos, como apresentações e vídeos, o grupo abordou atos cotidianos para fazer relação entre cidadania, cooperação e meio ambiente, deixando os complexos fundamentos do Direito para o ambiente universitário. “Dá para pensar no coletivo sendo cidadão. E ainda assim, sem esquecer do individual”, comentou a aluna do nono semestre de Direito, Eduarda Corral.
Apresentação
O convite internacional partiu pelo interesse da universidade espanhola, que conheceu o trabalho por intermédio do professor Miranda. Despertou especial atenção o vínculo direto com a comunidade, mais especificamente com a periferia – tipo de inserção que não costuma ocorrer no país.
As acadêmicas passaram dez dias na Espanha, com atividades entre a apresentação de suas experiências para alunos locais pré-selecionados e algumas viagens pelo continente europeu. “A receptividade deles foi fora do normal. Fizeram tour conosco pela Universidade e ainda nos receberam com um almoço”, contou a estudante. Além disso, receberam convite para inserir seu trabalho em uma publicação da Universidade de Deustu.
Eduarda Corral e seus colegas Fernanda Lucas, Diego Viegas, Manuela Rodrigues e Bruna Alam pretendem dar continuidade ao projeto e expandir a iniciativa para outras escolas em 2012. Outras instituições interessadas em receber as atividades podem entrar em contato pelo e-mail
cidadaniameioambiente@gmail.com.