/ Notícias / Alunos de Publicidade e Propaganda criam campanha pela doação de medula óssea
Alunos de Publicidade e Propaganda criam campanha pela doação de medula óssea
02.07.2015 | 16:33 | #publicidade-e-propaganda #comunidade
Alunos de Publicidade e Propaganda criam campanha pela doação de medula óssea
Ajudar a aumentar a conscientização sobre a doação de medula óssea, principalmente no meio universitário. Essa é a principal meta do grupo de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que criou a campanha Compartilhe Laços. A proposta foi elaborada na disciplina de Comunicação Comunitária e Cidadania, ministrada pela professora Cristina Porciúncula.

De acordo com o estudante do terceiro semestre, Júlio César da Rocha, que integra o grupo, entre as ações desenvolvidas até agora estão a produção de um vídeo institucional e a criação de uma página no Facebook para divulgar a ideia. “Partindo do panorama atual, em que muitas pessoas sofrem na fila pelo aguardo de um doador compatível, queremos mostrar aos jovens, que normalmente não se dão conta do problema, que eles podem salvar vidas e ajudar a compartilhar novos laços de esperança”, disse.

Saiba mais
A chance de encontrar uma medula compatível é de uma em cem mil, por isso quanto mais doações, mais chances de compatibilidade. Qualquer pessoa saudável entre 18 e 55 anos pode doar medula óssea. Basta preencher um formulário com seus dados pessoais e disponibilizar uma amostra de cinco a 10 mililitros de sangue para testes de compatibilidade. Os resultados são armazenados em um sistema e, no caso de alguém que esteja necessitando de transplante ser compatível com alguém que está cadastrado, o doador é chamado para fazer outros exames para efetivar a doação.

O vídeo da campanha, bem como outras informações, podem ser acessados neste link.