/ Notícias / Alunos de Comunicação da UCPel têm trabalhos aprovados para o Intercom Sul
Alunos de Comunicação da UCPel têm trabalhos aprovados para o Intercom Sul
28.04.2014 | 17:23 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Alunos de Comunicação da UCPel têm trabalhos aprovados para o Intercom Sul
Alunos de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tiveram trabalhos aprovados para participar do 15º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, o Intercom Sul, que será realizado de 08 a 10 de maio, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), na cidade de Palhoça. 

Os trabalhos aceitos serão apresentados nas duas modalidades realizadas pelo evento, o Intercom Júnior - que inclui a apresentação de projetos de iniciação científica, trabalhos de campo ou oficinas experimentais, entre outros -, e a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Excopom), que apresenta os melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos no âmbito da área de Comunicação. 

Entre os assuntos abordados pelos trabalhos da UCPel que serão apresentados no Intercom Júnior, destacam-se a análise da importância das revistas customizadas para as organizações e como os jornalistas desenvolvem esse trabalho, e um estudo de caso sobre a influência da TV no comportamento e na vida da criança, tendo em vista a necessidade de compreender como o fazer publicitário interage em seu desenvolvimento. Este último trabalho foi desenvolvido pela aluna Adriana Rabassa, acadêmica do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda, em conjunto com duas colegas. 
 
Segundo ela, a pesquisa foi produtiva e gerou interesse também pela área da Teoria da Comunicação de Massa, que está diretamente inserida no trabalho. “Para a nossa surpresa e felicidade, o trabalho foi aceito, e nos fez sentir muito recompensadas pelas nossas escolhas e dificuldades ao longo de todo o projeto. É uma satisfação poder levar o nome da Universidade Católica de Pelotas para um evento tão importante quanto o Intercom, e esperamos poder realizar um bom trabalho em Palhoça”, destaca a acadêmica.

Outro trabalho que será apresentado aprofunda o processo de Media Training na preparação de empresários, executivos, funcionários e colaboradores para representar a empresa diante da imprensa e da mídia em geral. Também será apresentado um estudo que utiliza a teoria da argumentação desenvolvida por Perelman, que tem como base os antigos estudos da retórica, especialmente os de Aristóteles, para analisar como argumenta o jornalista Reinaldo Azevedo em um texto da sua coluna semanal no jornal Folha de São Paulo. Os trabalhos têm a orientação da professora Margareth Michel, que ministra aulas nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UCPel. 
Participarão do Excopom trabalhos desenvolvidos através de reportagens, com temas sobre o consumo do crack em Pelotas e a dificuldade dos dependentes químicos de largar o vício, e o trabalho voluntário como auxílio no tratamento de pacientes hospitalizados, com base em um caso que ocorre no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Estes trabalhos têm a orientação de Marcus Spohr, professor do curso de Jornalismo e coordenador da TV UCPel.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?