Tribo Ecos. Você tem um planeta. Você tem uma chance. Com essa proposta os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Comunicação Social - das habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda - da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) iniciaram o projeto que leva conscientização ambiental às escolas de séries iniciais da cidade de Pelotas e Rio Grande. O trabalho teve início na manhã desta quinta-feira (21), pela manhã, na Creche São Luiz Gonzaga.
A iniciativa faz parte da disciplina de Comunicação Comunitária e Cidadania, ministrada pela professora Cristina Porciúncula, e tem como objetivo criar uma conscientização ecológica em crianças e adolescentes abordando temas como aquecimento global, economia de energia, tratamento de água e poluição, além de vários outros fatores que envolvem o meio ambiente.
Para a acadêmica da habilitação de Publicidade e Propaganda, Sandrine Monte, é importante apresentar para as crianças a importância da preservação do planeta através de materiais gráficos, isto porque eles fixam mais e fica mais fácil entenderem o que estpa sendo transmitido. Tendo como palavra-chave a conscientização, os acadêmicos visam reeducar as crianças com atividades como apresentação de vídeo, debate sobre o
tema e distribuição de mudas. Com uma linguagem mais simplificada os participantes da atividade receberam também um folheto para colorir com algumas dicas.
As crianças ficaram atentas às explicações das alunas e depois queriam contar
historinhas do que faziam em casa para a preservação do planeta. Alguns ressaltavam até a importância de se fechar a torneira enquanto escovam os dentes, “Tem que se fechar a torneira porque se não a casa vai encher de água”, ressaltou uma das crianças que participava ativamente das atividades. Ao final, dois representantes dos alunos da
creche plantaram duas mudas de árvores simbolizando o cuidado com o meio
ambiente.
Tendo como logotipo um beija-flor, a tentativa é relacionar a atitude do pássaro na fábula “O elefante e o beija-flor” com a ação esperada de cada pessoa perante a natureza. A história conta que houve um grande incêndio na floresta e todos os animais ficaram paralisados sem saber como agir. De repente perceberam que um beija-flor mergulhava na margem do rio, pegava gotas de água em seu bico e carregava até as chamas.
Vendo a atitude do pássaro, o elefante perguntou para que tal iniciativa pois ele conseguia carregar tão pouca água em seu bico e recebe tal resposta, “Eu estou fazendo a minha parte e se todo mundo ajudar, com certeza conseguiremos alguma coisa.”
Os interessados em adquirir o vídeo com instruções para as crianças ou a visita das acadêmicas nas escolas, podem entrar em contato todas às quintas-feiras pela manhã (das 8h às 12h) com o laboratório de Eventos, através do telefone (53) 2128.8237.