Destinado a estudantes universitários da área da comunicação, o Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares (ECAM) tem como objetivo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade, direcionado a assuntos ligados ao complexo militar. Quatro alunos, dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Análise de Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foram selecionados para a atividade.
Além da experiência profissional adquirida no processo, o estudante tem a possibilidade de conhecer a estrutura organizacional do Exército e as especificidades da instituição, adquirindo um conhecimento que só é possível através da interação direta com oficiais da guarda nacional.
De acordo com Arthur Oliveira, aluno de Publicidade e Propaganda da UCPel, o estágio foi excelente para realizar as técnicas aprendidas na faculdade em situações de conflito. O acadêmico cobriu a missão Passo da Pátria, na qual acompanhava a infiltração de um aeromóvel e a tomada de um território por agentes do Exército.
Entre as atividades há um dia em que os estagiários participam da experiência de campo e exercem o jornalismo em áreas de conflito. A ação simula a prática com os estudantes das situações, muitas vezes adversas, encontradas em atividades militares. Os alunos também aprendem a realizar os exercícios de primeiros socorros, fundamentais em situações de combate.
A atividade teve início no dia 13 de novembro e deveria ser finalizada no dia 24, porém, com os alertas meteorológicos, foi antecipada para a manhã do dia 22. Os participantes participaram de uma formatura no 9º Batalhão de Infantaria Militar de Pelotas na sexta-feira (24), às 9h, para a confraternização da conclusão do projeto.
Redação: Pedro Vargas