/ Notícias / Alunos da UCPel embarcam para intercâmbio em Portugal
Alunos da UCPel embarcam para intercâmbio em Portugal
29.08.2012 | 18:44 | #direito #jornalismo #psicologia
Alunos da UCPel embarcam para intercâmbio em Portugal
O conteúdo das malas, os 34 graus que a meteorologia marca para amanhã no outro país, a saudade da família e os aniversários que o calendário se encarregou de colocar exatamente no período que vai durar o intercâmbio em Portugal. O tom da conversa pré-viagem das quatro alunas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que embarcam nesta quinta-feira (30) para um intercâmbio de cinco meses e meio denotava expectativa. Carolina Thumé Braga, 22, do curso de Direito; Katharina Pereira Kammer, 20, de Psicologia; e Luísa Roig Martins, 25, e Nathalia Leal Vitola, 21, ambas de Comunicação Social – Jornalismo, estão prestes a cursar disciplinas na Universidade Católica Portuguesa (UCP), por meio de um convênio entre as duas instituições.

Carolina, Nathalia e Luísa já viajaram para fora do país, mas apenas como turistas e, na maioria das vezes, acompanhadas da família. Agora, sem dúvida, o desafio é novo e maior. “É completamente diferente ter a estabilidade da família, a segurança dos pais por perto. Estou bem curiosa para ver como vai ser”, disse Nathalia.

Luísa já havia tentado inscrição no intercâmbio para Sevilha, Espanha, em 2009. Entretanto, o desempenho na prova de espanhol não foi satisfatório. “Como, dessa vez, não teve prova de idioma, resolvi tentar, aproveitar que essa seria minha última chance de ter uma oportunidade como essa, com as regalias de estudante”, disse ela, que está no último semestre da graduação. Com a ida para Portugal, sua formatura será adiada em um semestre. Mas, ela não considera isso uma perda. Embora não vá reaproveitar nenhuma das disciplinas que cursará em Lisboa, poderá usá-las como atividade complementar no Brasil. “Fora que todas essas experiências enriquecem muito”, afirmou.

Em comparação com o currículo da UCP, Katharina disse considerar o conteúdo daqui mais amplo. Ela, que trabalha com Psicologia Social, acha que vai se deparar com consideráveis diferenças entre as duas culturas. “O foco deles é bem diferente, mais na área comportamental e na neurociência”, comentou. Nathalia, por sua vez, se mostrou empolgada com a possibilidade de aprender novas línguas, como francês e italiano, com professores nativos. “Quem cursa toda a graduação lá, sai, praticamente, poliglota”, disse.

Para Carolina, toda a expectativa não irá definir exatamente o que as espera no outro país. “A gente imagina mil coisas, mas é certo que quando chegarmos lá será tudo diferente”, finalizou. Carolina e Katharina vão estudar na UCP da cidade do Porto. Para elas, as aulas começam dia 16 de setembro. Para Luísa e Nathalia, que vão para Lisboa, as aulas iniciam dia 06 do mesmo mês. Os acadêmicos Rodrigo Passos, do Direito, e Pedro San Martin Soares, da Psicologia, também representarão a UCPel no intercâmbio.