Alunos da Psicologia da UCPel integram adaptação brasileira de pesquisa não-verbal de inteligência
13.08.2007 | 00:00
Três alunos do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram selecionados para participação como auxiliares de pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Luciana Quevedo, Shana Della Vechia e William de Oliveira irão integrar o estudo, que consiste na adaptação brasileira do Teste Não-verbal de Inteligência Snijders-Oomen – um instrumento que torna possível avaliação ampla do funcionamento mental adequado para crianças com problemas ou necessidades especiais.
Os acadêmicos fizeram treinamento em Brasília em maio, e foram designados para coleta de dados, que iniciou neste mês, nas cidades de São Gabriel, Dom Feliciano e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e nas cidades de Curitiba e São José dos Pinhais no Paraná.
O Teste Não-verbal de Inteligência Snijders-Oomen pode ser aplicado individualmente a crianças entre dois anos e meio e sete anos para fins diagnósticos. Com o teste, é possível a avaliação ampla do funcionamento mental das crianças, sem depender de habilidades lingüísticas. Assim, o estudo é adequado para os pequenos que tem problemas ou necessidades especiais na linguagem, fala ou comunicação, como crianças surdas, autistas, e com problemas de desenvolvimento social. Pode ser aplicado também a imigrantes, em função da linguagem.
Os três alunos foram escolhidos por serem bolsistas da professora Vera de Figueiredo, com prática na aplicação do teste de inteligência WISC-III, instrumento que será utilizado como padrão ouro para faixa de crianças de sete anos.