/ Notícias / Alunos da Ecos/UCPel se preparam para a Operação Charrua
Alunos da Ecos/UCPel se preparam para a Operação Charrua
11.09.2007 | 00:00
Alunos da Ecos/UCPel se preparam para a Operação Charrua

Os estudantes da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (Ecos/UCPel) estão em processo de preparação para empunhar câmeras, microfones, blocos e canetas na Operação Charrua: uma oportunidade de participar como correspondente de guerra no exercício simulado pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). No dia 12, os futuros jornalistas começam o estágio de adaptação, quando passarão três dias em treinamento para a Operação, que ocorre em novembro.

Na tarde do dia 10, foi realizada reunião que apresentou aos estudantes a programação do período de adaptação, com a presença do comandante Paulo Fernando Amorim de Campos e do sub-oficial Montenegro. No dia 11, às 17h, ocorre o Cerimonial da Bandeira, quando o navio patrulha que os alunos devem conhecer chega ao porto de Pelotas. No dia 12, os correspondentes embarcarão e conhecerão as dependências do navio, além de participar de palestras, situação simulada de postos de batalha, exercício de homem ao mar e exercício com aeronave em Rio Grande.

Para o dia 13, haverá atividade junto aos fuzileiros navais, no Capão do Leão, quando os alunos experimentarão a vivência do grupo nos exercícios realizados, além do acampamento.

Para o estudante do 5º semestre de Jornalismo, Solano Ferreira, que participou no ano passado da Operação Pampa, a experiência deste ano deve agregar ainda mais aos acadêmicos da Ecos. “Para nós foi algo sem explicação, pois nos dá um contato e uma vivência maior. ‘Quebra’ a distância entre militares e civis”, disse.

De acordo com um dos coordenadores da Operação pela Universidade, professor Carlos Recuero, desde a primeira operação em que a Ecos participou na cobertura o saldo foi positivo. “Qualifica profissionalmente os alunos para exercerem a profissão de jornalista e mostra às Forças Armadas a importância destes profissionais”, avaliou.

Operação
Desenvolvida pelo Ministério do Exército, a Operação Charrua tem o propósito de treinar e dar visibilidade às Forças Armadas Brasileiras em exercícios de guerra simulada. A cobertura da Ecos disponibilizará fotógrafos, redatores, radialistas, editores, operadores de câmera para TV, âncoras de telejornalismo, entrevistadores, web jornalistas e repórteres.

charrua_site_2.jpg

charrua_site_1.jpg

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?