/ Notícias / Alunos da Comunicação Social trocam a sala de aula pelo cinema
Alunos da Comunicação Social trocam a sala de aula pelo cinema
02.06.2016 | 16:17 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Alunos da Comunicação Social trocam a sala de aula pelo cinema
Alunos do primeiro e terceiro semestre de Jornalismo e do quinto semestre de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) trocaram a claridade das salas de aula pelo escuro do cinema na noite da última segunda-feira (31). Em vez do quadro, tiveram que prestar atenção no telão. A atividade proposta foi a análise do filme O Jogo do dinheiro (Money Monster), no qual uma personalidade da TV é transformada em um mago do dinheiro em Wall Street por causa do sucesso do seu programa financeiro.

Aliando a diversão proporcionada pelo cinema à aplicação de conhecimentos adquiridos em aula, os estudantes tiveram que analisar o filme. Os conceitos trabalhados nas disciplinas de Marketing, Comunicação e Cidadania, Produção de Vídeos em Redação e Comunicação e Sociedade foram utilizados. O objetivo era perceber as questões éticas tratadas pelo filme, a função do comunicador do programa de TV apresentado pelo enredo, entre outros aspectos relacionados à comunicação. O filme faz uma reflexão sobre a ingerência do entretenimento no jornalismo, além da busca exacerbada por audiência, que recorre a todo tipo de malabarismo visual e cômico para fisgar o telespectador.

Segundo a professora Cristina Porciúncula, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, os alunos saem do espaço comum, vão para outro universo e isso colabora com a formação deles. “É uma experiência real analisar um conteúdo que representa reflexão sobre a ética, responsabilidade dos comunicadores com a comunicação e a técnica adotada pelo programa, que é o cenário principal do filme”, afirma.

A aluna Revelyn Peter, acadêmica do primeiro semestre de Jornalismo, ficou satisfeita com a atividade. “Foi uma experiência diferente e muito enriquecedora. Fomos confrontados pela tamanha responsabilidade que o comunicador carrega. Além do comprometimento com a ética e com a veracidade para transmitir uma informação, notei a importância de termos uma inteligência emocional e trabalharmos com uma equipe comprometida com a profissão”, analisa.