/ Notícias / Alunos da Católica classificam trabalho em concurso da CNN
Alunos da Católica classificam trabalho em concurso da CNN
17.07.2008 | 00:00
Alunos da Católica classificam trabalho em concurso da CNN
Mostrar em dois minutos a história de um grupo que tem encantado o país não foi tarefa fácil para três alunos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Porém, o esforço foi recompensado com a classificação entre os dez finalistas do Concurso Universitário de Jornalismo CNN, promovido pela Turner Internacional, com a reportagem “Tholl: a arte faz pensar maior”.

O tema da quarta edição do evento, socialização por meio da arte, se encaixou perfeitamente na realidade do Grupo Tholl Imagem e Sonho, que reúne uma diversidade de perfis. “Tem gente gordinha, magrinha. Não é exclusivo da periferia, e nem é um grupo elitizado”, disse a aluna Giane Fagundes, ao explicar como a proposta do concurso foi trabalhada na reportagem.

 “Tentamos mostrar o que mudou na relação deles com a sociedade depois de começarem a participar do Tholl. Mostrar que eles vencem as diferenças por meio de um objetivo em comum que é a arte”, enfatiza o acadêmico Bruno Schuch, que ainda nem acredita que o trabalho está entre os dez melhores do Brasil, sendo o único representante do Rio Grande do Sul.

A lista dos finalistas foi divulgada na última segunda-feira (14). A reportagem ainda passará por mais uma seleção. Caso fique classificada entre as três primeiras, os alunos viajam a São Paulo, onde no dia 12 de agosto ocorre a festa de premiação, onde será conhecido o vencedor. O prêmio para o primeiro colocado é uma viagem para Atlanta, nos Estados Unidos, onde conhecerá os estúdios da CNN Internacional.

O vencedor ainda terá a matéria exibida no noticiário da CNN. As demais reportagens finalistas ficarão disponíveis no website do concurso. Os orientadores dos três melhores trabalhos também receberão premiação. O grupo da Católica foi orientado pela professora do curso, Lúcia Volcan. De acordo com os alunos, o apoio dela foi fundamental. “Quando sentamos pra conversar com ela não tínhamos muita idéia do que fazer. Foi a Lúcia quem nos deu uma luz”, conta Bruno.

 Trabalho em equipe
A inscrição no concurso foi feita em nome de apenas um dos integrantes, conforme exigia o regulamento estabelecido pela comissão organizadora. Por isso, a viagem de premiação, caso ela venha, será apenas para a aluna Giane, que foi quem inscreveu o trabalho. Porém, o fato não incomoda o grupo, que ressaltou a união que houve em todos os momentos do trabalho.

De acordo com Bruno, mesmo que na equipe cada um tivesse sua função, todos colaboraram uns com os outros. “A Giane, que foi a repórter, sempre dava opiniões sobre a tomada de imagens. Eu, que fiz câmera, auxiliava na construção dos textos. E todos ficaram juntos na hora da edição”. O aluno responsável por editar o material, e que completa o grupo, é o estudante Marcelo Pires.

Os três ainda ressaltaram a colaboração da equipe da TV UCPel que cedeu os equipamentos. “Esse é o grande diferencial da Católica, o material que o curso tem está sempre disponível para os alunos usarem”, destaca Giane. A aluna ainda comenta o fato da experiência que eles adquiriram atuando no UCPel Notícias. “Nós três participamos do tele, e o bom resultado que tivemos no concurso vem da experiência dentro do UCPel Notícias”, finaliza.

O esforço recompensado
A reportagem levou um mês para ficar pronta. A produção do material exigiu tempo, disposição e dedicação dos alunos. Eles contam que só para editar o material foram duas madrugadas na TV UCPel. “Durante o dia o equipamento é utilizado para produzir o material que vai ao ar na TV, por isso trabalhamos de madrugada”, explica Bruno.
Durante as entrevistas e captura de imagens alguns imprevistos: “O pau de luz quebrou, as fitas acabavam e tínhamos que ir correndo buscar outra. Às vezes não conseguíamos as entrevistas e tínhamos que voltar em outro dia”, conta Bruno ao relembrar a produção da matéria.

A edição também foi um momento complicado. “O Tholl tem muita coisa para mostrar, tínhamos muito material, muita coisa que queríamos usar, mas só tínhamos dois minutos”, destaca Marcelo.

Depois da inscrição e entrega do material, a expectativa era pela divulgação dos dez finalistas. A aluna Giane acompanhou o website do concurso para saber o resultado. “No dia em que estava marcado para sair a lista de finalistas, eu fiquei todo o dia olhando e atualizando o site”.

A expectativa
O grupo já está satisfeito de ter ficado entre os dez melhores do país, mas estão confiantes em uma possível premiação. “Depois de passarmos por tudo o que passamos, eu estava satisfeito se tivéssemos ficado entre os cem melhores. Mas ficamos entre os dez. Não temos conhecimentos das outras nove reportagens, porém sabemos que conseguimos produzir um material que se encaixa perfeitamente dentro do tema”, afirma Bruno.

De acordo com Giane, produzir uma matéria sobre o Tholl foi um grande desafio. “Eu já fiz parte do grupo e sempre tive vontade de voltar lá e fazer uma reportagem com eles. Mas sabia que era difícil, afinal já foram tema de grandes reportagens feitas por profissionais. E três alunos conseguiram fazer um material que está entre os dez melhores do país”.

O concurso
O concurso Universitário de Jornalismo CNN, que em 2008 está na quarta edição, é promovido pela Turner Internacional do Brasil – Canal CNN Internacional. A proposta é incentivar o desenvolvimento do talento dos participantes e premiá-los pelo seu desempenho na elaboração de matérias televisivas, sendo exclusivo para alunos de jornalismo de universidades de todo o país.

A triagem das matérias enviadas para o concurso foi feita por um grupo de quatro profissionais ligados à área do jornalismo. As dez reportagens selecionadas serão julgadas por três nomes importantes do meio jornalístico: William Waack, Marcelo Tas e Herodoto Barbeiro. O resultado dos três melhores trabalhos será divulgado no dia 25 de julho.

ecostholltres.jpg
Marcelo (E), Giane e Bruno (D) estão classificados



ecosthollquatro.jpg
Estudantes fizeram a reportagem com o grupo Tholl

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?