O aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rhaniel Farias, foi convidado pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) para participar como palestrante no Encontro Nacional Agorinha - evento de formação e capacitação para o trabalho de adolescentes e jovens cegos e com baixa visão.
O Encontro Nacional Agorinha reuniu jovens e adultos de todo o país, para uma experiência que visa impulsionar o desenvolvimento pessoal dos participantes e formar iniciativas de inclusão para o mercado de trabalho. O evento foi realizado nas instalações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na cidade de São Paulo, no início do mês de julho.
Farias foi convidado para ministrar uma palestra sobre habilitação e reabilitação de jovens cegos e com baixa visão em tempos de tecnologia digital. De acordo com a ONCB, as opiniões e propostas de um jovem com a capacidade profissional, talento e compromisso com a acessibilidade e inclusão, como as do aluno da UCPel, são de grande valia para as iniciativas de empregabilidade dos jovens com deficiência visual.
Para o discente, foi uma honra ser convidado pelo ONCB e relatar sua história de reabilitação, compartilhando como conquistou sua independência como pessoa cega. “Foi uma oportunidade enriquecedora compartilhar minha trajetória profissional, destacando os desafios que enfrentei e as estratégias que utilizei para superar as barreiras da inacessibilidade. O ponto central da minha palestra foi a da minha experiência, com o objetivo de inspirar outras pessoas cegas a superarem a falta de inclusão e o medo de iniciar uma vida acadêmica. Ofereci orientações sobre como traçar um caminho que permita alcançar a dignidade e a independência, mostrando que é possível viver uma vida plena e autônoma, mesmo diante das adversidades”, disse Farias.
Redação Pedro Vargas