Aluno da Economia da Católica é aprovado para atuar como Agente Autônomo de Investimento
Ele se forma no fim do ano, e já foi aprovado para atuar como agente autônomo de investimento. O aluno do sétimo semestre do curso de Ciências Econômicas com Ênfase em Finanças da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Felipe Moraes Siqueira, 20 anos, foi aprovado na prova da Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias (ANCOR). A certificação de Siqueira permite que ele possa vender ações e operar junto a corretoras, bancos, distribuidoras de valores ou mesmo como empreendedor.
O exame é exigente, e, segundo o coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor Dary Pretto Neto, pode ser comparado ao da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Aspectos como cenário econômico e mercado de capitais são os principais assuntos abordados no exame. É preciso dominar noções de Economia, produtos de mercado de capitais e fundos de investimentos. “Todo o nosso curso respira finanças. A conquista do Felipe é resultado da criação dessa ênfase na graduação”, disse.
De acordo com Siqueira, apenas cerca de 200 candidatos foram aprovados no Brasil todo. “É preciso estar bem atento às questões. Estudei bastante, e foi tranqüilo. Tive uma boa base, e foi através do curso que conheci a oportunidade da prova. Vi que era isso que eu queria fazer”, disse.
De acordo com o professor, o mercado está em expansão e poucos profissionais são habilitados. “O Brasil atingiu alto grau de investimento, o que significa risco baixo de calotes. As agências podem investir com mais tranqüilidade. É um bom espaço para atuação dos Economistas”, avaliou.
Agente autônomo
O agente autônomo de investimento é a pessoa credenciada e autorizada a comprar ações, e opera por meio de uma corretora. Pode atuar em bancos, corretoras, distribuidoras de valores ou como empreendedor.