/ Notícias / Alunas da UCPel conquistam prêmio no Expocom
Alunas da UCPel conquistam prêmio no Expocom
04.06.2013 | 15:21 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Alunas da UCPel conquistam prêmio no Expocom
Estudantes de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram do 14º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul 2013), que ocorreu em Santa Cruz do Sul de 30 de maio a 1º de junho. Dentro do evento, foram realizados o Intercom Júnior, voltado para apresentação de trabalhos de alunos, e a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), competição de peças desenvolvidas por estudantes. Neste último, um grupo formado por três alunas dos cursos de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi premiado na categoria Rádio, TV e Internet.

O trabalho vencedor foi o site Monitor das Eleições – Pelotas/RS (www.monitordaseleicoes.org), orientado pela professora da UCPel Raquel Recuero - referência nacional em mídias sociais - e desenvolvido juntamente com alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Monitor das Eleições consistia na coleta de dados e análise sobre a repercussão dos candidatos à Prefeitura de Pelotas em 2012 nas redes sociais.

A apresentação no Expocom tinha o limite de tempo de 15 minutos, em um clima de grande disputa entre os competidores, conforme conta a aluna do quinto semestre de Publicidade e Propaganda da UCPel, Paula Viegas. Ao lado das alunas de Jornalismo, Suélen Freda e Letícia Schinestsck, do quinto e do oitavo semestre da UCPel, respectivamente, Paula representou o grupo no evento. “A gente não esperava ganhar”, diz e conta, ainda, que, com a premiação, elas irão concorrer em nível nacional, no Intercom que ocorrerá em Manaus, de 04 a 07 de setembro.

Além do prêmio conquistado no Expocom, alunos da UCPel também participaram do Intercom Júnior, apresentando trabalhos. A egressa de Publicidade e Propaganda e aluna do oitavo semestre de Jornalismo, Gabriela Nunes, orientada pela professora Renata Garcez, apresentou Psicose: comparação entre o original e a refilmagem; os alunos do primeiro semestre de Jornalismo, Joel Fonseca Júnior e Izadora Souza, orientados pelo professor Renato Della Vechia, apresentaram Venezuela Chavista; Paula Viegas e Suélen Freda, com orientação da professora Raquel Recuero, apresentaram Olimpíadas de Londres 2012 e O discurso da violência no Twitter e Campanhas Políticas: um estudo sobre a percepção de um grupo de acadêmicos da UCPel sobre as campanhas eleitorais no Facebook, respectivamente.

* Na foto, Suélen Freda (à esquerda), Letícia Schinestsck e Paula Viegas (à direita) mostram o prêmio.