/ Notícias / Alunas da Química Ambiental participam de Simpósio Internacional
Alunas da Química Ambiental participam de Simpósio Internacional
29.05.2008 | 00:00
Alunas da Química Ambiental participam de Simpósio Internacional
Alunas do curso de Química Ambiental da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam desde segunda-feira (26) até o dia 28 do VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, em Porto Alegre. O evento organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes - RS). 

Dento da temática do encontro, “Na Busca da Sustentabilidade”, as estudantes apresentam trabalhos desenvolvidos em atividades do curso que têm como objetivo a reutilização dos efluentes da produção de arroz parboilizado.

As pesquisas compreendem duas etapas. Na primeira é feita a caracterização dos resíduos. Na segunda o efluente tratado é reutilizado no cultivo de plantas ornamentais. Foram usados nos experimentos lírios e violetas.

Iniciativas como essas podem gerar benefícios ambientais e econômicos. As empresas produtoras de arroz parboilizado economizam recursos, já que o tratamento dos efluentes para eliminação é um processo caro.

O meio ambiente é o mais favorecido pela reuso dos resíduos. O material deixa de ser jogado no corpo hídrico, e o efluente tratado, possuindo os nutrientes necessários para ser usado para o desenvolvimento das plantas, elimina a necessidade de água no cultivo.

Como ocorre o processo
A acadêmica do 8º semestre, Camila Mizette Oliz, participa da pesquisa que trata da parte inicial do processo: a caracterização. Segundo ela, essa etapa é fundamental para que o pesquisador saiba com que tipo de material está lidando.

O efluente bruto que resulta do processo de fabricação do arroz é analisado em laboratório e depois tratado no Reator UASB, equipamento que contém bactérias anaeróbicas que degradam a matéria orgânica, deixando apenas os nutrientes necessários para o desenvolvimento, fósforo e nitrogênio.

Depois do tratamento começa a segunda fase da pesquisa, onde o efluente é reutilizado no cultivo de plantas. A aluna Rosimeri Corrêa de Souza, acompanha o desenvolvimento de violetas que só tiveram o efluente como fonte de desenvolvimento.
“O material utilizado para o plantio, a vermiculita, não contém nenhum tipo de nutrientes, por isso podemos dizer que o crescimento das plantas se dá pelo uso do efluente tratado”, destaca Rosimeri.

O Simpósio
O VI Simpósio Internacional de Química Ambiental reúne profissionais, pesquisadores e estudantes que atuam na área para discutirem o tema da sustentabilidade em palestras, mesas redondas e trabalhos científicos, enfocando os aspectos ambientais, econômicos e sociais. O encontro tem a participação de profissionais nacional e internacionalmente reconhecidos na área.

Trabalhos apresentados
A Católica participa do Simpósio com cinco trabalhos. Caracterização Físico-Química do Efluente da Parboilização do Arroz, da aluna Camila Mizetti Oliz, Tratamento de Efluentes de Arroz Parboilizado em Reator Anaeróbico de manta de Lodo (UASB) e Estudo Preliminar Sobre seu Reuso no Cultivo de Lírio da paz, da professora de Química Ambiental Juliana Guerra Vieira e Utilização de Efluente de Arroz Tratado em Reator UASB para o Crescimento de Violeta, da aluna Rosimeri Correa de Souza, todos orientados pela coordenadora do curso, professora Loraine André Isoldi. Completa a lista de trabalhos o da aluna Ana Beatriz Machado da Costa, orientada pelo professor Jander Luis Fernandes Monks sobre a Obtenção de Fluossilicato de Sódio a partir de Resíduos da Indústria de Fertilizantes.

quimum.jpg
Alunas pesquisaram o reuso de efluentes

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?