/ Notícias / Alunas da Católica revivem a época da Revolução Farroupilha
Alunas da Católica revivem a época da Revolução Farroupilha
16.06.2008 | 00:00
Alunas da Católica revivem a época da Revolução Farroupilha
No dia 19 de junho as crianças da 3º e 4º série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira vão receber a visita de personagens que viveram na época da Revolução Farroupilha. Devidamente caracterizadas, alunas do primeiro semestre do cursos de Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) encenam a peça que faz parte do projeto “Mateando com os Heróis Farroupilhas na Terra do Doce”.

No texto escrito pelas acadêmicas, duas damas da sociedade e duas educadoras da época participam de um diálogo com uma jovem da atualidade. A troca de informações entre as gerações levanta a discussão sobre como os acontecimentos da revolução marcaram e influenciaram a história de Pelotas.

O projeto traz como proposta contribuir para que o público infantil conheça mais a história da cidade e multiplique esse conhecimento, o que de acordo com a professora Cristina Porciúncula, responsável pela disciplina em que o trabalho foi idealizado, é fundamental para o desenvolvimento turístico. “Quando trabalhamos com crianças temos base para multiplicar. Por isso temos que incentivar esse público a reconhecer o potencial turístico de Pelotas”, explica.

Contudo, não será só a criançada que poderá aprender com a encenação. As cinco alunas envolvidas no trabalho dizem estar aprendendo muito. Fabiane Barcelos Peres destaca o aprendizado que vem tendo no projeto: “Aprendemos muito com a peça, porque para escrever o roteiro tivemos que correr atrás para entender sobre uma época que não vivemos. Foi preciso ler e estudar bastante sobre a Revolução Farroupilha”.

A primeira apresentação, de acordo com Fabiane, tem caráter educacional e pretende ser um piloto para estudar a possibilidade de expandir a encenação para outros públicos. “Vamos poder sentir o retorno do trabalho. Podemos até mesmo estudar a possibilidade de apresentar a peça para grupos de turistas”, analisou.

O grupo vai estar na Escola a partir das 14h. A encenação deve durar 20 minutos. Interessados no projeto podem obter informações por meio do telefone (53) 2128.8237.

mateando.jpg
Alunas de Turismo à frente do projeto


Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?