/ Notícias / Acadêmicos e egressos da UCPel compartilham conhecimentos no Intercom Nacional
Acadêmicos e egressos da UCPel compartilham conhecimentos no Intercom Nacional
19.08.2014 | 16:59 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Acadêmicos e egressos da UCPel compartilham conhecimentos no Intercom Nacional
Foz do Iguaçu será o destino de um grupo de alunos de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). De 02 a 05 de setembro, a Cidade das Cataratas deve receber quase quatro mil participantes para o 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Acadêmicos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e egressos da UCPel apresentarão seus trabalhos no Intercom Júnior.

O Intercom é o maior evento da área na América Latina e é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Neste ano, o Intercom está sendo organizado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas (UDC), que sediam o evento.

A acadêmica de Publicidade e Propaganda Paula Viégas é bolsista de Iniciação Cientifica, desde 2012. Veterana em congressos, Paula participa de um grupo de pesquisas orientado pela professora e pesquisadora Raquel Recuero, no qual o foco é a violência simbólica nas redes sociais. De acordo com a estudante, foi a partir dos estudos do grupo que o tema Violência simbólica de gênero na publicidade digital foi definido para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será apresentado no Intercom. “Para mim, é sempre muito motivador ter um trabalho aceito, principalmente em um evento nacional. Isso significa que estou no caminho certo”, disse. “Além de que, em congressos, posso aprofundar as discussões sobre o tema do meu trabalho e, assim, me questionar bastante sobre possíveis melhoras”.

Clara Freitas, aluna do oitavo semestre de Jornalismo, irá apresentar seu artigo, intitulado How I Met Your Mother: O fandom e suas produções crossmidiáticas, que consiste em uma análise da produção dos fãs da série de TV americana How I Met Your Mother. A aluna selecionou algumas postagens de um grupo do Facebook sobre a série e classificou cada uma, levando em consideração o caráter e a presença de elementos cross-mídia – um tipo de convergência midiática, em que o produto é adaptado para várias plataformas, com o intuito de chamar a atenção do consumidor para uma peça central. Segundo a acadêmica, no Intercom, ela poderá assistir a trabalhos na mesma linha de abordagem, o que auxiliará em sua metodologia. “Acho que a minha expectativa é mais em função dos contatos e do crescimento acadêmico que o Intercom proporciona, porque possibilita o contato com outros pesquisadores e outros trabalhos que, de repente, podem me chamar a atenção a outro aspecto que eu não refletiria sobre”, comentou.

Além das alunas Paula Viégas e Clara Freitas, também participarão desta edição do Intercom o aluno de Jornalismo Felipe Soares, que apresentará o artigo Argumentação e jornalismo: Os argumentos em duas colunas de Reinaldo Azevedo; e os estudantes de Publicidade e Propaganda, Bruna Ongaratto, autora do trabalho Estratégias em mídia social para lojas de Moda; e Rafael Acosta, que abordará O fenômeno da segunda tela e o capital social nas redes sociais online. A egressa de Publicidade Luana Bridi versará sobre a temática Reposicionamento de mercado: O estudo de caso das Lojas Pompéia e o também publicitário Matheus Heberlê falará sobre Propaganda audiovisual no meio digital: O branded content.

A professora e pesquisadora da UCPel Margareth Michel também marcará presença no evento. Margareth participará na modalidade As organizações e as tecnologias dos Grupos de Pesquisa, com a abordagem da temática A Comunicação Organizacional, as redes sociais e as fan pages – O caso “Dove pela Real Beleza”.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?