Nove acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam nos dias 03, 04, 05 e 06 de setembro do evento XII Jornadas Interuniversitarias de Derecho Constitucional y Derechos Humanos, que ocorre na Pontifícia Universidad Javeriana, na cidade de Bogotá, Colômbia. O grupo de acadêmicos irá apresentar dois trabalhos, intitulados Incompatibilidade da Lei da Anistia ante a convenção americana de Direitos Humanos e Justiça Restaurativa como modelo jurídico de solução de conflitos.
Os representantes da UCPel no encontro integram o grupo de estudos sobre Direito Constitucional e Direitos Humanos, coordenados pelos professores Marcelo Moura e Samuel Chapper, que também estará no evento. O grupo de estudos já esteve presente oito vezes no encontro internacional, tendo arrematado pelo menos quatro prêmios.
Para a acadêmica do oitavo semestre, Ivana de Moraes, que já participou três vezes de eventos deste porte, a experiência é única e oportuniza o contato com estudantes e professores de outras Universidades. “Em eventos como este é possível trocar muitas informações e descobrir novas oportunidades”, avalia. Já para Edenir Silveira, também do oitavo semestre, a expectativa é grande, pois será a primeira vez que o acadêmico participa de um encontro internacional. “Nos dedicamos bastante para a construção do trabalho que será apresentado por entender a importância desta oportunidade”, comenta.
Evento
As
Jornadas Interuniversitarias de Derecho Constitucional y Derechos Humanos iniciaram no ano de 2003 na Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Católica de Córdoba. O evento conquistou prestígio acadêmico significativo e todas as suas edições contam com a participação de centenas de participantes. Países como Argentina, Uruguai, Brasil e Chile já receberam o evento. Mais informações estão
disponíveis aqui.