/ Notícias / Acadêmicos de Direito conquistam prêmio na Argentina
Acadêmicos de Direito conquistam prêmio na Argentina
16.09.2013 | 16:06 | #direito
Acadêmicos de Direito conquistam prêmio na Argentina
Mais um prêmio vai para a galeria de distinções do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Acadêmicos da graduação foram premiados na 11ª edição das Jornadas Interuniversitárias de Direito Constitucional e Direitos Humanos, em Córdoba, na Argentina. O grupo conquistou a honraria por um trabalho que versou sobre as recentes manifestações populares no Brasil.

Nesta segunda-feira (16), os estudantes tiveram audiência com o reitor, José Carlos Bachettini Júnior, a quem fizeram a entrega do prêmio.

No encontro, estiveram representantes de 16 universidades da América do Sul. Para o professor Samuel Chapper, que acompanhou o grupo juntamente com o professor Marcelo Moura, mais uma premiação foi motivo de júbilo, especialmente pela integração com as demais delegações. "Todos se portaram dignamente na condição de acadêmicos e cidadãos, com disponibilidade e alegria. Isso tem nos tornado protagonistas", observou, anunciando, ainda, que a UCPel poderá sediar, mais uma vez, o Seminário Internacional de Direitos Humanos Xabier Gorostiaga.

A coordenadora do curso de Direito, Ana Cláudia Lucas, disse que o reconhecimento demonstra não só a qualificação de professores, alunos, e do trabalho que o curso de propõe a realizar, mas um estímulo para outros acadêmicos.

O reitor parabenizou os estudantes e falou sobre a qualidade como elemento diferencial nas instituições. "É uma felicidade para nós. Mesmo sendo do interior, essa Universidade, com pessoas como vocês, que fazem a diferença, pode transformar a sociedade", disse.

Participaram do evento os acadêmicos Leonardo Prestes, Elizangela Medeiros e Paulo Ribeiro, do sétimo semestre, Fernanda Dallmann, Júlia Silva de Souza, Cherrine Muller, Ivana de Moraes e Diego Viegas, do sexto semestre, e Érika Eduarda Cardozo, do quinto. O trabalho premiado foi O Direito à manifestação e a repressão do Estado em nome da segurança nacional: uma reflexão sobre os movimentos de protesto no Brasil.

Para Viegas, a discussão do desenvolvimento e dos Direitos Humanos na América Latina tem uma relevância ímpar. A experiência cultural, ligada à aprovação dos presentes, também foi destaque para os alunos. "A platéia gostou da temática e interagiu", contou. "O papel do aluno não é só como ferramenta, mas como agente transformador na mudança social", resumiu.

Esta foi a oitava participação do Direito da UCPel, que já tinha arrematado pelo menos quatro prêmios no encontro internacional.