Os cursos de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com alunos do curso de bacharelado em Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), estarão reunidos no Pelotas Parque Tecnológico neste sábado (20), a partir das 8h. O evento, intitulado Job na Rua, visa oferecer uma experiência imersiva à comunidade acadêmica.
Os participantes chegarão no Parque às 8h. Lá eles serão divididos em dois grupos para a criação de uma campanha que resolva um problema predefinido. Durante o dia, os grupos serão liberados para sair pela cidade e fazer pesquisa de campo e sobre o cliente. Os profissionais das agências Incomum e Mariachi serão responsáveis pela orientação das turmas. A finalização do trabalho deverá ocorrer até as 20h. A proposta é possibilitar o trabalho em equipe e aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho, a partir de uma vivência prática com cliente real.
O trabalho não se encerra neste sábado. No dia 24 de maio, às 19h30min, na sala 100k do prédio Santa Margarida, os grupos se reunirão novamente para a apresentação da campanha para os jurados e para o cliente. Na ocasião, será escolhido o trabalho da equipe que desenvolveu o projeto com melhor fundamentação, acabamento e atendimento, o que caracteriza que cumpriu as exigências do cliente. A partir desse momento, a campanha de comunicação já estará apta para uso e circulação.
O projeto é experimental e idealizado pelos alunos da Publicidade e Propaganda, informa a coordenadora da graduação, Cristina Porciúncula. “É uma maneira dos acadêmicos se aproximarem da atividade profissional e ver sua campanha ser executada para um cliente factual”, reforça. Na avaliação da coordenadora, é um importante evento para fortalecer parcerias da instituição com entidades locais. As agências Incomum e Mariachi, o Pelotas Parque Tecnológico e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo integram a realização do evento.