/ Notícias / Acadêmicos da UCPel criam cartilhas direcionadas à crianças e adolescentes
Acadêmicos da UCPel criam cartilhas direcionadas à crianças e adolescentes
23.06.2023 | 10:32 | #direito
Acadêmicos da UCPel criam cartilhas direcionadas à crianças e adolescentes

Os estudantes do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) escreveram cartilhas orientativas sobre os temas de assédio e bullying para crianças; e dependência química, voltada para o público adolescente. Criadas durante a realização da disciplina de Oficina de Dinâmicas Processuais, os materiais já estão sendo divulgados em locais estratégicos como escolas, foros e defensoria pública.

Orientados pela professora Ana Regina Martins, o grupo de 48 alunos da Católica utilizou os conhecimentos da área do Direito direcionados a aspectos da vida cotidiana, como  violência doméstica, abandono afetivo, abuso infantil, por exemplo. “Os alunos, ao desenvolverem o projeto, compreendem a necessidade de termos um olhar comunitário e empático, condição fundamental para um profissional desta área”, diz.

Conheça os materiais informativos

Intitulada Florescer, a cartilha sobre dependência química aborda os tipos e classificações existentes, descreve as características de dependentes físicos e psíquicos, como buscar alívio das emoções, sentimentos, dores, frustrações e circunstâncias que levaram ao início do uso. Ainda, recomenda os pontos de apoio como o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), o Grupo de Apoio Alcoólicos Anônimos, entre outros, e os seus endereços.

O Projeto Flor de Lótus, relacionado ao tratamento psicológico, apresenta uma explicação dos atendimentos fornecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), individuais e em grupo, números de telefone considerados úteis para os pacientes. A flor foi escolhida a Lótus por representar o renascimento.

Quanto ao livro Meu Amigo Girassol, foi elaborado para informar as crianças sobre o abuso infantil e bullying. Trata-se de um livro ilustrado de 18 páginas, em que a flor girassol orienta sobre o corpo e comportamento de adultos em relação às crianças. Também explica sobre as formas de bullying através de exercícios lúdicos sobre os temas tratados; traz ainda indicações sobre o que fazer se essas situações acontecerem ao leitor, números de confiança que ele pode contatar, a autoria e agradecimentos.

Acesso aos serviços jurídicos e de conciliação

Há também cartilhas referentes ao Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) e ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), que foram criadas pela disciplina de Jurisdição e Processo. As cartilhas foram divulgadas inicialmente na Fenadoce, pela extensão de outro projeto da UCPel, o Direito na Rua.

Redação: Inácio Maron