Acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram de uma atividade diferenciada no sábado (20). Eles foram incentivados a criar uma campanha publicitária para estimular o turismo no município. A proposta aprovada será utilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) na divulgação do aplicativo Pelotas Tem.
O projeto experimental Job na Rua ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e contou com a participação do secretário da SDET, Fernando Estima, responsável por apresentar o briefing contendo as principais informações para desdobrar a campanha. O desafio dos estudantes foi criar um conceito publicitário para a área do turismo, com sugestões de peças para serem utilizadas em redes sociais, televisão, rádio e assessoria de imprensa, com o objetivo de divulgar e estimular as pessoas a instalarem o aplicativo Pelotas Tem. Criado em 2014, a plataforma serve para aproximar tanto o turista quanto o morador dos serviços da cidade.
Para a diretora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas da UCPel, Ana Cláudia Lucas, a aproximação da Universidade com o Parque Tecnológico é extremamente importante, pois permite que atividades como essa possam se efetivar para além da Universidade. “Esse processo de inovação chama atenção, pois se percebe que a aprendizagem pode ser compartilhada. Desafiar os acadêmicos a usar a futura profissão em prol da sociedade é estimulante para o desempenho profissional”, destaca.
Para os gestores das agências Mariachi e Incomum, André Salvador e Daniel Moreira, o evento foi desafiador. Eles avaliaram que a troca de conhecimentos entre academia e mercado e a experiência de organizar a proposta com os estudantes em poucas horas foi instigante. “Creio que esse tipo de evento seja o que é mais necessário para este momento em que o mercado da comunicação está mudando de era de maneira radical”, comenta o diretor da Agência Mariachi, André Salvador.
Na quarta-feira (24), às 19h30, na sala 100k do prédio Santa Margarida, os grupos se reunirão novamente para apresentar o produto final para o cliente. As peças criadas pelas duas equipes serão apresentadas e avaliadas. A campanha vencedora será utilizada pela SDET para incentivar o aumento do turismo na cidade de Pelotas. Participaram da atividade gestores das Agências Incomum, Mariachi, Pelotas Parque Tecnológico e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET).