Acadêmicos arrecadam livros para Biblioteca-Móvel
27.10.2008 | 00:00
Reunir livros de literatura e educação infanto-juvenil para formar uma biblioteca que circule pelas escolas da rede municipal é principal proposta do projeto “Biblioteca Móvel Pequeno Cidadão”. Desenvolvido por alunos do oitavo semestre do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o projeto recebe doações até o dia 15 de novembro.
As obras podem ser entregues nos postos de arrecadação localizados nos Campus I e II da UCPel e no Sanep (Rua Félix da Cunha, 653). Todos os títulos serão aceitos, mas haverá uma seleção para que o foco continue sendo literatura e educação. Após o período de doações, o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, parceiro do projeto, responsabiliza-se pela mobilidade dos livros. A previsão é que a biblioteca permaneça um mês em cada escola.
O projeto
A biblioteca-móvel nasceu do desejo dos universitários de levar às crianças do ensino fundamental o significado da leitura, com destaque para a importância do estímulo na fase inicial dos estudos para desenvolver o hábito de ler. "Esse projeto é muito importante para a comunidade de modo geral, pois se todos se conscientizarem que a educação das crianças é o passo para um bom futuro, todos se envolverão e irão colaborar. Um livro pode nos parecer pouco, mas em uma biblioteca é essencial”, destaca a acadêmica Jennifer Morais.
Além do estimulo à leitura, o projeto também visa à colaboração entre as escolas, para que a biblioteca-móvel seja sempre preservada e possa continuar sua função de levar conhecimento. "Sabe-se que para uma criança de baixa renda é muito difícil ganhar livros. Portanto, a educação é o ponto principal desse trabalho", diz uma das integrantes do grupo, Priscila Krolow.