/ Notícias / Acadêmicos apresentam trabalho em Encontro Nacional de Direito
Acadêmicos apresentam trabalho em Encontro Nacional de Direito
31.07.2019 | 16:09 | #direito
Acadêmicos apresentam trabalho em Encontro Nacional de Direito

Os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Márcio Dias e Lara Crochi, participaram do Quadragésimo Encontro Nacional de Estudantes de Direito (ENED), ocorrido neste mês. A dupla obteve nota máxima em apresentação de trabalho e, devido a isso, terá seu artigo publicado na Revista Ened.

Com o tema “Assujeitamento Permanente da Classe Subalterna e a Criminalização dos Movimentos Sociais”, o texto aborda à análise de práticas jurídicas relacionadas aos movimentos sociais no contexto político-social brasileiro. Procura ainda, questionar o histórico de como os agentes do Estado procedem diante de manifestações públicas que reivindicam direitos.

No trabalho também foi dado destaque à luta de classes e à desigualdade social. E como o judiciário, que deveria promover a igualdade, hoje está aparelhado com a classe dominante, reprimindo as classes menos favorecidas.

Conforme Márcio, a participação no evento é significativa e contribui para a formação dos futuros profissionais. “Debater com acadêmicos e professores, com o objetivo de socializar conhecimentos, nos dá uma visão mais ampla não só da carreira jurídica como também da sua importância na sociedade e no combate as desigualdades”, comenta.

Sobre o ENED

O Nacional dos Estudantes de Direito reúne estudantes de direito, educadores, juristas e lideranças políticas para pensar o judiciário e a sua importância na sociedade atual. Durante seis dias do mês de julho, estudantes e palestrantes convidados debateram sobre os mais diversos assuntos de interesse jurídico.

A edição de 2019 marcou os 40 anos de realização e contou com a participação de grandes nomes da área. O tema deste ano foi “Nenhum passo atrás: das ruas às cortes”. Alguns dos nomes presentes como palestrantes foram o do senador Roberto Requião (PT/PR) e da Deputada da Assembleia de Portugal, Joana Mortágua.

Redação: Lia Xavier