/ Notícias / Acadêmico da UCPel destaca-se em Concurso de Moda Inclusiva
Acadêmico da UCPel destaca-se em Concurso de Moda Inclusiva
22.11.2013 | 16:23 | #tecnologia-em-design-de-moda
Acadêmico da UCPel destaca-se em Concurso de Moda Inclusiva
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve em evidência, na terça-feira (19), durante o 2º Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade. Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o evento reúne acadêmicos e profissionais de diversos países. Durante o encontro foram conhecidos os premiados do Concurso de Moda Inclusiva. Entre eles está o acadêmico do quarto semestre de Tecnologia em Design de Moda, Eligolande Furtado, que desenvolveu uma coleção voltada ao público cadeirante. Ele conquistou o segundo lugar no concurso. 

Conforme explica a coordenadora do curso, Tereza Duarte, desde os primeiros semestres os alunos da UCPel são estimulados a participarem de experiências como essa. “A nossa área ainda carece de mais produção acadêmica, sobretudo de trabalhos que lancem esse olhar para a inclusão social”, ressalta. 

Bagagem cultural
O estudante da UCPel conta que cresceu vendo sua mãe costurar, sendo um processo natural o seu ingresso na área. “Sempre considerei como uma frente de trabalho da maior importância o que para muitos era visto como algo fútil”, diz. Proprietário de um brechó em São Paulo, Eligolande só foi desenvolver um projeto de pesquisa em mobilidade do vestuário quando estava no Sul. 

“De início a proposta era voltada à produção de uniformes, mas, devido à avidez do mercado, evoluiu para uma experiência de moda inclusiva, com a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de peças ao mesmo tempo práticas e glamourosas”, revela o estudante. 

Quanto à inspiração para a criação dos looks, Eligolande explica que vem da torre da TV de Berlim. “É onde nascem as linhas retas e o corte seco, justo, em calças e casacos. O tom provocativo aparece no par de tênis vintage cano alto, levemente usado, estabelecendo um diálogo com os não-cadeirantes”, resume o premiado acadêmico da UCPel.

Reconhecimento docente
Convidada para apresentar os resultados do seu estudo de mestrado – O Design de Moda na Libras: uma ferramenta para a inclusão de surdos no Ensino Superior de Design de Moda -, a professora Aline Machado também esteve representando a Universidade no Fórum. Em sua participação no evento, ela falou sobre a importância da utilização do método de criação de termos técnicos específicos da área de Moda para promover a acessibilidade dos surdos ao Ensino Superior.

Os organizadores do evento fizeram questão de ressaltar a relevância do trabalho apresentado pela docente da UCPel. Além do caráter inovador, a pesquisa de Aline está adaptada ao atual momento das discussões da moda inclusiva no Brasil, que é considerado o país pioneiro nesse debate.

“É preciso formar designers de Moda que busquem maneiras de projetar produtos, serviços e sistemas com baixo impacto ambiental e alta qualidade social”, evidencia. Na sua avaliação, é necessário que os futuros profissionais possam contribuir para a promoção da acessibilidade e autonomia de vida do público em questão.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?