/ Notícias / Abertura do Salão Universitário aborda as transformações da Universidade no pós-pandemia
Abertura do Salão Universitário aborda as transformações da Universidade no pós-pandemia
27.10.2021 | 11:44 | #institucional #salao-universitario
Abertura do Salão Universitário aborda as transformações da Universidade no pós-pandemia

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, falou sobre os desafios da universidade no período pós-pandemia durante a abertura do Salão Universitário. O evento, promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), reúne trabalhos sobre ensino, pesquisa e extensão e prossegue com atividades até o dia 29 de outubro.


:: Confira a palestra de abertura do evento


Para Netto, o papel das universidades brasileiras será crucial no período pós-pandemia, especialmente, no combate ao negacionismo. “Precisamos defender a ciência falando diretamente com a sociedade. Igualmente importante será o trabalho de letramento científico, que começa na escola básica, e a articulação com as forças políticas”, avaliou. 

O docente da UFRGS ainda destacou a atual política promovida pelo governo federal, que visa asfixiar as universidades com o corte de recursos. Atualmente, o orçamento da pesquisa brasileira é o mesmo orçado para o ano de 2005, explicou o docente.

“Entretanto, mesmo com todos os cortes na área da pesquisa, as universidades brasileiras publicaram mais de seis mil trabalhos sobre a Covid-19; sequenciaram o genoma do vírus em tempo recorde e produziram milhões de vacina”, lembrou. 

Sobre a universidade do futuro, Netto apontou alguns desafios, como resignificar o que ensinar, como ensinar e a melhor forma de fazer isso, tanto para o modelo presencial quanto para o híbrido.  

Esta edição do Salão também contará com uma palestra de encerramento. No dia 29, às 17h, o professor da Universidade de Extremadura, Espanha, Pedro Núnez, falará sobre pesquisa em tecnologias robóticas no intra e pós-pandemia. 

A programação completa do evento está disponível no site do Salão Universitário


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?