O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por intermédio da disciplina de Estágio em Ginecologia e Obstetrícia, oferece à população atendimento gratuito para gestantes, pacientes com incontinência urinária ou intervenção nas mamas. O serviço, supervisionado por professores, tem como objetivo orientar sobre aspectos como correção de postura e melhoria no condicionamento físico, em prol de uma qualidade de vida satisfatória.
As atividades consistem em atendimentos individuais, com duração de aproximadamente 50 minutos, em que os pacientes são submetidos a séries de exercícios para diminuir dores lombares, corrigir a postura e recuperar a mobilidade muscular. De acordo com a professora da disciplina, Gabriela Black, nos casos de incontinência urinária, por exemplo, é possível fazer o controle por meio da fisioterapia. “Muitas vezes as pessoas acham que incontinência não tem cura. Mas, na maioria dos casos, os tratamentos são muito bem-sucedidos”, explicou, ao acrescentar que homens que sofram deste problema também podem ser inscrever. Além de Gabriela, as professoras Patrícia Giusti e Estefânia Moraes também coordenam o trabalho da turma dos futuros fisioterapeutas.
Os atendimentos, gratuitos, serão realizados às segundas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. Inscrições e informações pelo telefone (53)2128.8510, com Alessandra.