A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, na terça-feira (06), a primeira noite do 2º Congresso Pelotense de Ciências Criminais. O evento, realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorre com atividades nas duas Universidades até o dia 08 de outubro.
Na conferência de abertura, os defensores públicos Mario Silveira Rosa Rheingatz e Varlem dos Santos Obelar palestraram sobre a atuação prática da defesa do tribunal do júri. A coordenadora do curso de Direito da UCPel, professora Ana Cláudia Lucas, destacou o empenho da Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACC) da UCPel e do programa LIBERTAS da UFPel, responsáveis pela organização do Congresso.
Ana Cláudia, durante sua fala no evento, também comentou o empenho da professora da UCPel, Marina Ghiggi, para contribuir e auxiliar com todas as atividades desempenhadas pela Liga. “Para nós receber acadêmicos e egressos dos dois cursos em um auditório lotado é motivo de orgulho”, disse.
Já a coordenadora do curso de Direito da UFPel, professora Inezita Silveira da Costa, enfatizou o momento de união entre os cursos da UCPel e da UFPel por se proporem a discutir assuntos na área penal, que antes eram debatidos isoladamente dentro de cada instituição.
Ainda compõem a programação a realização de minicursos, grupos de trabalhos, mesa de debates e conferências. As atividades ocorrem em Campi da UCPel e na Faculdade de Direito da UFPel durante os três turnos. A programação completa pode ser conferida no
site do evento.
Arrecadação de doações
Durante o evento, a LACC irá coletar materiais de higiene com destino à ala feminina do Presídio Regional de Pelotas, visto o preconceito existente contra presidiários sobretudo com as mulheres, que normalmente sofrem com total abandono familiar. Os inscritos que levarem doações irão participar de um sorteio de livros após a palestra de encerramento do Congresso.