O Curso de Bacharelado em Filosofia apresenta uma organização curricular e pedagógica que busca propiciar aos seus estudantes uma sólida formação filosófica com ênfase na pesquisa. Nesse sentido, o curso considera o percurso histórico simultaneamente aos debates contemporâneos da área da Filosofia, conforme orienta o Parecer CNE/CES 492/2001 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Filosofia. E, por ser responsável pelo ensino de Filosofia na formação presbiteral da Igreja Católica do extremo sul do Rio Grande do Sul, incorpora as disciplinas propostas pela CNBB do Brasil, a fim de oferecer uma sólida formação filosófica, tanto às/aos leigos/as quanto aos futuros presbíteros.
A importância do pensamento filosófico se justifica pela complexidade dos problemas que permeiam nossa existência e a profunda mudança cultural que vive nossa sociedade. É necessária uma excelente formação intelectual a fim de que possamos compreender e oferecer possibilidades de resolução para os problemas da sociedade contemporânea, intencionando uma sociedade mais humana, permeada pela alteridade.
Nosso Curso de Filosofia oferece o arcabouço teórico e prático necessário ao exercício da produção filosófica e da reflexão crítica necessária diante dos problemas contemporâneos. No atual contexto, é necessário perceber que as questões filosóficas fundamentais retornam, mais do que nunca, ao centro das preocupações humanas. Questões com as quais a Filosofia se preocupou ao longo de sua história, tais como: o sentido da vida e da morte; a problemática do bem e do mal, dos valores, da dignidade e dos direitos humanos; do sofrimento; da injustiça; da opressão; da violência; problemas referentes à educação; à liberdade; o sentido da história e do progresso; as discussões sobre identidade; o discurso sobre Deus, dentre outras.
1° semestre
2° semestre
3° semestre
4° semestre
5° semestre
6° semestre