/ Notícias / Acadêmicos da UCPel visitam Exposição Fotográfica 20 Anos de Presídio Central
Acadêmicos da UCPel visitam Exposição Fotográfica 20 Anos de Presídio Central
14.08.2017 | 16:44 | #direito #pacto-universitario
Acadêmicos da UCPel visitam Exposição Fotográfica 20 Anos de Presídio Central
Parte da história dos 20 anos do Presídio Central de Porto Alegre ganhou uma exposição para mostrar como vivem os detentos da cadeia que já foi considerada a pior do Brasil. Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam de uma visita guiada à mostra composta por 84 fotografias nesta quarta-feira (16). O grupo ainda será recepcionado pela juíza da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, Sonali Cruz Zluhan, para uma conversa.

A exposição que integra os 72 anos da AJURIS tem a intenção de chamar a população para a reflexão sobre a política prisional e como situações degradantes do sistema produzem impacto na sociedade. As fotografias são do juiz da Vara de Execuções Criminais Sidinei Brzuska, do acervo do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014, e do fotógrafo Marco Aurélio Couto. 

Na avaliação da professora Ana Cláudia Lucas, a visita à exposição será uma excelente oportunidade de exercitar a construção do saber fora do espaço da sala de aula, a partir de uma proposta diferenciada com imagens da realidade carcerária em um presídio no estado. “A visita permitirá refletir e desenvolver o debate teórico e prático-crítico de modo a exceder o ensino jurídico tradicional. Os alunos assumem, nesta proposta de aprendizagem, uma postura ativa, superando a figura do professor – que já não conta sobre algo, mas incentiva o olhar dos seus alunos”, pontua.

Ainda de acordo com a docente, a atividade será mais uma forma de experimentar e vivenciar a educação jurídica e, através dela, oferecer contributo para a formação transformadora e emancipatória do direito. A atividade também atende às ações do Plano de Trabalho do Comitê Gestor do Pacto Universitário pela Promoção e Respeito aos Direitos Humanos da UCPel. Acompanharão o grupo as professoras Ana Cláudia Lucas, Marina Ghiggi e Ana Luiza Barcellos.

A exposição 20 anos de Presídio Central é gratuita e pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, no átrio do Foro Central II de Porto Alegre (Rua Manoelito de Ornelas, 50 – Bairro Praia de Belas). 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?