/ Notícias / UCPel oferece oportunidades de intercâmbio acadêmico em três instituições internacionais
24.04.2024 | 18:47 | #institucional #edr

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) incentiva seus alunos a estudar por um semestre letivo, de acordo com cada caso, em uma Instituição de Ensino Superior conveniada.

Os três editais disponíveis incluem a possibilidade de mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra, na Universidade Católica Portuguesa - Sede Braga e no Instituto Politécnico de Tomar.

As inscrições variam de acordo com cada edital, com prazos de término entre maio e junho de 2024.

Os cursos contemplados vão desde Administração e Engenharia Civil até Jornalismo e Serviço Social, proporcionando uma oportunidade diferenciada para os alunos da UCPel expandirem seus horizontes acadêmicos e culturais.

“Está sendo uma experiência desafiadora, sair da “bolha” e do conforto do nosso país. É realmente algo para se superar, porém todos os dias são novos aprendizados aqui. O enriquecimento cultural é gigantesco, se tem um novo olhar de mundo, assim como um novo olhar sobre o Brasil. Acreditava que tudo fora do nosso país seria melhor, mas pelo contrário, estando aqui vejo o quão bom somos, principalmente em relação a minha área acadêmica”, relatou Carolina Bandeira, estudante de Odontologia da UCPel, em mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra em Portugal.

A aluna Vanessa Catto, do curso de Medicina da UCPel, também esteve em Coimbra para intercâmbio. Ela descreve sua experiência como uma experiência transformadora. “Cheguei em Coimbra com expectativas elevadas, mas nada poderia me preparar para a riqueza de conhecimento e experiência que estavam por vir. Desde o primeiro dia, fui recebida calorosamente pela equipe médica do Departamento de Dermatologia. Durante o mês que passei na Universidade de Coimbra, mergulhei de cabeça em todas as oportunidades de aprendizado que surgiram. Pude observar de perto o diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de condições dermatológicas, desde acne comum até casos mais complexos de doenças autoimunes da pele”, contou.  Vanessa ainda relatou estar ansiosa para aplicar o conhecimento e as habilidades que adquiriu em sua futura prática médica no Brasil.

Segundo Juliana Vieira, assistente administrativa do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), que integra diferentes práticas colaborativas institucionais dentro da UCPel, a mobilidade acadêmica é uma ferramenta importante para promover a internacionalização da educação superior, enriquecer a experiência educacional dos estudantes e fomentar a colaboração global na pesquisa e no ensino. Ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma geração de líderes e profissionais preparados para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais interconectado.

Mais informações podem ser encontradas no link.

Redação: Betânia Bierhals