O Programa UCPel mais Saudável teve início em 2008 — através de uma sugestão do Conselho Universitário — visando inibir o uso do tabaco nas dependências da UCPel. Quinze anos após sua implementação, duas portarias internas foram regulamentadas pela reitoria, tornando a UCPel local livre do consumo de tabaco. Hoje a proibição se estende a todos os prédios sob administração da universidade, sejam eles fechados, parcialmente fechados ou simplesmente murados.
Este trabalho realizado pelo programa serviu de inspiração para o Projeto de Lei Antifumo da cidade de Pelotas. Aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores a lei foi sancionada e publicada em 2009. “Durante um ano aconteciam audiências públicas mensais com o foco de prevenção ao tabagismo e se armou então uma lei municipal proibindo o fumo em locais fechados. Tudo isso com base no que a universidade vinha fazendo” — expõe o coordenador Prof. Roni Quevedo.
O programa, que desde recebe apoio do Conselho Federal de Medicina, também inclui ações de prevenção, orientação e educação sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas. Campanhas de doação de sangue para estimular trotes solidários associadas a campanhas de vacinação também ganharam espaço, associadas à promoção de eventos que incentivem a prática de atividades físicas e respeito ao meio ambiente.