/ Notícias / Zênia de Leon palestra sobre a Coronel Pedro Osório
Zênia de Leon palestra sobre a Coronel Pedro Osório
09.05.2007 | 00:00
Zênia de Leon palestra sobre a Coronel Pedro Osório
A praça Coronel Pedro Osório como espaço educativo. Este é o tema a ser abordado pela professora e historiadora Zênia de Leon no próximo dia 28, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade organizada pelos acadêmicos do Curso de Tecnólogo em Gestão de Turismo acontece na sala 425C, a partir das 20h. As inscrições são gratuitas e podem ser confirmadas pelo e-mail
gturismoucpel@yahoo.com.br.

A explanação do tema sobre um dos mais relevantes pontos turísticos de Pelotas tem como objetivo divulgar a história do local, através da memória oral de pessoas e que com ela estão em contato permanente, sendo pela pesquisa ou pela própria experiência.

De acordo com a coordenadora da atividade, professora Cristina Porciúncula, é com isso que se desenvolve um trabalho de resgate para que, ao ser cada vez mais divulgado, possa conscientizar a população de sua importância. “Essa relevância não é só cultural mas, principalmente, como meio de desenvolvimento através do grande potencial turístico que isso representa”, acrescenta a professora.

Dados históricos: A praça Coronel Pedro Osório, em uma área de 13 mil metros quadrados, está cercada por um riquíssimo conjunto arquitetônico, como o palacete da família Assumpção, construído em 1887, a do Conselheiro Maciel, Secretaria de Cultura e Clube Caixeiral, entre tantos outros. Dentre os monumentos existentes no espaço público destacam-se as obras do grande escultor pelotense Antônio Caringi, como o Monumento ao Coronel Pedro Osório e à Mãe Pelotense. Localizada entre as ruas 15 de Novembro, Félix da Cunha, Marechal Floriano e Lobo da Costa, tem como destaque principal a Fonte das Nereidas - chafariz importado da França em 1872 com o objetivo de fornecer água potável em barris à população.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?