/ Notícias / XIV Congresso de Medicina da UCPel é lançado
XIV Congresso de Medicina da UCPel é lançado
19.07.2013 | 16:25 | #medicina
XIV Congresso de Medicina da UCPel é lançado
A Comissão de Formandos do Curso de Medicina - ATM 2014 cumpre com êxito a organização do XIV Congresso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que ocorre de 28 de outubro a 1° de novembro para coroar as comemorações dos 50 anos de criação do curso. Um dos diferenciais desta edição será a participação exclusiva de palestrantes egressos da Católica.

Com o tema Resgatando 50 anos de história, o Congresso, além de divulgar conhecimentos atualizados da área médica, será uma oportunidade de confraternização entre quem ajudou a construir a história e quem dará continuidade a ela.

Como lançamento, foi entregue ao reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, o convite em forma de botton e programação do Congresso. O evento terá um dia dedicado para cada especialidade médica, explica a coordenadora do curso de Medicina, professora Vanessa Collete. Além de palestras, ainda haverá espaço para a realização de mini cursos e apresentação de trabalhos científicos.

“Quero parabenizar o grupo pelas ações desenvolvidas e afirmar que a Universidade trabalha para que todos os seus acadêmicos permaneçam aqui de alguma forma”, disse o reitor, também formado em Medicina pela UCPel. Ele ainda lembrou que a Instituição está fortalecendo os cursos stricto sensu para poder possibilitar essa continuidade de formação.

O tom do encontro foi de lembranças de momentos vividos ao longo dos 50 anos do curso, quando o professor Moacir Jardim, primeiro docente do curso da Católica, foi mencionado em diversos momentos devido ao seu protagonismo. “O professor Jardim fez muitas coisas para que nós conseguíssemos chegar aqui hoje e sua história ainda deve fazer muito sentido para nós”, lembrou o reitor ao grupo.

Segundo a professora Vanessa, para conhecer mais sobre a história de 50 anos do curso, cada integrante da Comissão entrou em contato com algum convidado egresso para recriar o seu vínculo com a instituição. Ela ainda destacou a importante participação do professor Jardim na indicação de nomes e realização contatos para a participação de profissionais de destaque durante os cinco dias de atividades.

Também estiveram presentes no encontro a pró-reitora acadêmica, Patrícia Giusti, e a coordenadora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde, professora Moema Chatkin.

Inscrições
As inscrições para o XIV Congresso de Medicina podem ser realizadas até o dia 24 de agosto, no site oficial do evento. Acadêmicos pagam R$ 50,00, residentes R$ 65,00 e médicos R$ 80,00. Interessados em apresentar trabalhos científicos têm até o dia 28 de agosto para submeter o resumo. Mais informações e a programação completa podem ser acessadas no mesmo site.