/ Notícias / XIV Congresso de Medicina da UCPel contará com nomes de peso
XIV Congresso de Medicina da UCPel contará com nomes de peso
05.08.2013 | 09:43 | #medicina
XIV Congresso de Medicina da UCPel contará com nomes de peso
Um dos destaques das comemorações dos 50 anos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o XIV Congresso de Medicina receberá egressos da Instituição de reconhecida trajetória profissional. Com realização entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, cada dia do evento será destinado para o debate de uma especialidade médica, com temas voltados à saúde coletiva, pediatria, clínica geral, ginecologia e obstetrícia e cirurgia geral.

Nomes como o do professor e pediatra Fernando Barros - que iniciou o estudo de Coorte em Pelotas -, médico Baldur Oscar Schubert (representante da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social) e médico Ricardo Halpern, doutor em Medicina na área de Pediatria, estão confirmados.

Também deverão ser disputadas as palestras dos médicos Sérgio Moreira Espinosa - responsável pelo setor de Gravidez de Alto Risco e Medicina Fetal do Hospital Nossa Senhora da Conceição -, Evelise de Oliveira Silveira (doutoranda em Geriatria e assessora científica do Spa Kurotel), Leonardo Aguiar (que apresentou método chamado Co-Criação para a NASA) e Gustavo Isolan (neurocirurgião com ênfase na área de cirurgia da base do crânio e tumores cerebrais).

Conforme conta a coordenadora do curso de Medicina, Vanessa Collete, foi no ano passado que nasceu a ideia de descobrir onde estavam os egressos e que caminhos profissionais tinham seguido. “Pensei que nos 50 anos do curso seria interessante reunir novamente essas pessoas para que elas compartilhassem seus conhecimentos e retornassem à Universidade de sua formação”, disse. Posteriormente, a ideia foi apresentada e aprovada pelo reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior e pelo médico Moacir Jardim, primeiro docente do curso.

Além das palestras, o evento ainda terá espaço para a realização de cinco minicursos com os médicos Marcelo Porto, que falará sobre o tema Reanimação Pediátrica; Mônica de Moura Mendes, sobre a Reanimação Adulta; Leonardo Aguiar, que apresentará pontos ligados às suturas e ainda encontro com os médicos Cristiano Cardoso e Cristiano Dietrich, que falarão sobre Eletrocardiograma. Junto ao Congresso, também ocorrerá a realização de mostra com apresentação de trabalhos científicos.

Inscrições
As inscrições para o XIV Congresso de Medicina podem ser realizadas até o dia 24 de agosto, através do site oficial do evento. Acadêmicos pagam R$ 50,00, residentes R$ 65,00 e médicos R$ 80,00. Interessados em apresentar trabalhos científicos têm até o dia 28 de agosto para submeter o resumo.

Mais informações e a programação completa podem ser acessadas no mesmo site.