/ Notícias / Você sabe tudo sobre a importância do aleitamento materno?
Você sabe tudo sobre a importância do aleitamento materno?
18.08.2015 | 16:13 | #husfp
Você sabe tudo sobre a importância do aleitamento materno?
Para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) separaram algumas dicas e orientações sobre o ato de amamentar. O gesto é de extrema importância para o bebê e também reflete em diversos aspectos positivos na saúde física e emocional das mães. Confira: 

1. Não existe leite fraco! O leite materno é forte e adequado para o bebê, que NÃO irá necessitar de outro alimento até os seis meses de vida. Depois dessa idade, o ato de amamentar deve ser mantido e a alimentação complementar deve ser introduzida.    

2. A amamentação favorece a relação entre mãe e bebê.

3. Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mãe.

4. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala e tenha boa respiração.    

5. Ajuda o bebê a defender-se de infecções e desenvolver-se bem, tanto física quanto emocionalmente. 

6. O bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções respiratórias (principalmente a pneumonia). Funciona como uma potente vacina. 

7. Tem efeito positivo na inteligência. Melhora o desenvolvimento mental do bebê. 

8. É de fácil digestão.

9. Há evidências sugerindo que o aleitamento materno apresenta benefícios a longo prazo. O bebê amamentado, futuramente, terá menor risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes tipo 2 e obesidade.   

10. Mães que amamentam têm menos chances de sangramento pós-parto. Contribui também para minimizar os riscos de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto cardíaco.

11. Amamentar promove a queima de calorias. A mulher que amamenta perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.
 

Palestra "De Pelotas para o mundo: Pesquisas sobre aleitamento materno"
Ocorre no dia 19 de agosto, no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a palestra De Pelotas para o mundo: Pesquisas sobre aleitamento materno. O evento é realizado pela Unimed Pelotas em comemoração à Semana Mundial de Amamentação – lembrada de 1º a 07 de agosto – e conta com o apoio da UCPel.

A palestra será ministrada pelo médico Cesar Victora, profissional com ampla experiência em pesquisas sobre saúde materno-infantil e nutrição, estudos de coorte de nascimento, monitoração de desigualdades em saúde e avaliação do impacto dos principais programas de saúde global. Professor emérito da área de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Victora é, também, consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?