/ Notícias / Visita técnica mostra detalhes da construção da nova ponte do Guaíba
Visita técnica mostra detalhes da construção da nova ponte do Guaíba
31.08.2018 | 17:22 | #engenharia-civil
Visita técnica mostra detalhes da construção da nova ponte do Guaíba
Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) puderam conhecer de perto a complexa construção da nova ponte do Guaíba. Considerada um dos maiores empreendimentos rodoviários do país, a obra de arte especial atravessa uma área de conservação ambiental e envolve uma logística sincronizada que conta com 1500 funcionários.

::Clique na foto para ver outras imagens
 
44 acadêmicos do nono e décimo semestres participaram da atividade. O responsável pela disciplina de Pontes, professor Francisco Gonçalves, explica que as visitas técnicas auxiliam para a vivência prática dos estudantes. “Especialmente em uma obra dessa envergadura. Visitas como esta alargam o horizonte e apresentam outras possibilidades de trabalho aos futuros profissionais”, avalia. 

Durante a visita, realizada no dia 25 de agosto, os acadêmicos foram recepcionados por um engenheiro da Construtora Queiroz Galvão. A apresentação mostrou as características técnicas da construção, o impacto ambiental, o modo construtivo adotado, além das influências que a obra provoca na região.   

Na opinião do acadêmico do décimo semestre, Matheus Ferreira, a visita foi uma oportunidade única. “É difícil ter acesso a uma obra tão grande. A experiência contribui para o aprofundamento dos estudos que tivemos no semestre passado na disciplina de pontes”, explica o estudante que já atua nessa área. 

As obras da nova ponte começaram em outubro de 2014 e devem ser finalizadas até o final de 2019. Um nova turma da UCPel deve visitar a construção no primeiro semestre do próximo ano. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?